Corinthians luta para não igualar marca negativa de dez anos atrás; entenda - Gazeta Esportiva
Corinthians luta para não igualar marca negativa de dez anos atrás; entenda

Corinthians luta para não igualar marca negativa de dez anos atrás; entenda

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/12/2019 às 10:00

São Paulo, SP

Timão tenta evitar ficar de fora da Libertadores pelo segundo ano consecutivo (Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)


Faltando duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Corinthians luta por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Além da classificação para o torneio continental, a disputa do Timão também envolve a tentativa de evitar a segunda temporada consecutiva sem estar entre os participantes da competição.

A última vez que a equipe alvinegra passou dois anos seguidos sem se classificar para a Libertadores foi no biênio 2008/2009. Como não disputou a edição de 2019, o Corinthians pode igualar a marca negativa dez anos depois, caso não se garanta entre os primeiros colocados do Brasileirão.

No período, o Timão participou do torneio continental em sete oportunidades e ficou de fora apenas três vezes, em 2014, 2017 e na temporada atual. O ano de maior destaque foi 2012, quando o time então comandado pelo técnico Tite conquistou o título inédito ao vencer o Boca Juniors na final.



As temporadas de 2008 e 2009, inclusive, marcaram o início do ressurgimento corintiano, que teve o troféu da competição sul-americana como auge. Depois de disputar a Série B em 2008, o Corinthians contratou Ronaldo e deu o primeiro passo para uma era que contou com 12 títulos, entre eles cinco Campeonatos Paulistas, três Brasileiros, uma Libertadores, um Mundial de Clubes, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.

Atualmente, o time do interino Dyego Coelho ocupa a oitava colocação no Brasileirão, somando 53 pontos. Como o Flamengo foi campeão da Libertadores e o Athletico-PR conquistou a Copa do Brasil, a posição dá ao Timão uma vaga na fase preliminar da Copa Libertadores de 2020. Nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), o clube alvinegro vai ao Castelão para enfrentar o Ceará pela penúltima rodada do campeonato.


Conteúdo Patrocinado