O Corinthians entrou no 'dia D' e corre contra o tempo para quitar a dívida com o Talleres referente à contratação do meia-atacante Rodrigo Garro. O clube argentino definiu esta terça-feira como prazo final para que o Timão efetue o pagamento.
Nos últimos dias, o Corinthians ficou mais próximo de resolver a pendência financeira. A diretoria alvinegra firmou o acordo final com o Talleres e se comprometeu a pagar 7 milhões de dólares (R$ 35 milhões na cotação atual) para encerrar a dívida. Este valor representa uma redução inicial do montante devido, que estava na casa dos R$ 42 milhões.
Até a última segunda-feira, porém, o Corinthians não efetuou o pagamento ao clube argentino. O Timão tem até esta terça-feira para acertar a pendência com o Talleres, ou corre o risco de sofrer um novo transfer ban.
"Aceitamos uma última prorrogação para demonstrar toda nossa disposição em chegar a um acordo. O Talleres tem sido excelente nos últimos três meses. E vemos que o Corinthians quer colaborar", disse o presidente do clube argentino, Andrés Fassi, à ESPN.
(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Como dito pelo presidente do Talleres, esta não é a primeira vez que o Corinthians ganha um 'prazo extra' para quitar a dívida. Osmar Stabile, mandatário do Timão, reestabeleceu o vínculo com a diretoria argentina e viu uma mudança de postura pela forma como a dívida foi tratada. Stabile chegou a viajar à Argentina para ter uma reunião presencialmente com Andrés Fassi.
Desde então, o Talleres cedeu em algumas exigências iniciais e já flexibilizou o prazo em pelo menos duas oportunidades, passando de maio para o dia 12 de junho e, agora, para o dia 16 de junho, terça-feira.
Caso o Corinthians não faça o pagamento, o clube pode sofrer um novo transfer ban, uma vez que o Talleres já admitiu a possibilidade de levar o caso à Fifa novamente.
O Timão, vale lembrar, ainda precisa lidar com outra importante dívida a ser quitada a curto prazo. Os salários de elenco e comissão técnica relativos ao mês de maio estão atrasados, e ainda não há definição de quando serão colocados em dia.
Mais dívidas e transfer ban
Além do caso com Garro, o Corinthians trabalha internamente para quitar dívidas a curto prazo que podem gerar novas punições na Fifa. O clube tem um transfer ban ativo pelo não pagamento de 1,5 milhão de dólares (R$ 7,54 milhões na cotação atual) ao Philadelphia Union pela contratação do volante José Martínez.
O Corinthians também foi condenado na Fifa pelas dívidas de R$ 5,8 milhões com o Midtjylland, da Dinamarca, pela contratação do volante Charles, e de R$ 4,2 milhões com o New York City FC (EUA) pela extensão do empréstimo do atacante Talles Magno por mais seis meses. Em ambos os casos, a cúpula corintiana recorreu ao CAS (Corte Arbitral do Esporte).