Corinthians e Botafogo-SP homenageiam Sócrates em empate - Gazeta Esportiva
Corinthians e Botafogo-SP homenageiam Sócrates em empate

Corinthians e Botafogo-SP homenageiam Sócrates em empate

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/02/2022 às 20:50

São Paulo, SP

O estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, foi palco do empate por 1 a 1 entre o Botafogo-SP e o Corinthians nesta noite, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Paulista. No entanto, para além do fraco futebol apresentado em campo, fora dele os clubes prepararam uma grande homenagem a um jogador que fez parte da história de ambos.

Se estivesse vivo, Sócrates completaria neste 19 de fevereiro 68 anos. Curiosamente, o “doutor” atuou e foi ídolo nas duas equipes. Por conta disso, ganhou patches em sua homenagem em ambas as camisas, além da hashtag #eternodoutor nelas. Antes do início do duelo, os jogadores se postaram em círculo e fizeram seu emblemático gesto, de punhos para cima, em sua homenagem.



Natural de Belém-PA, Sócrates foi o líder intelectual da Democracia Corinthiana, movimento democrático do início dos anos 1980. Ele chegou ao Timão ainda em 1978, com 24 anos, mas, curiosamente, ele era médico recém-formado, após se destacar pelo Botafogo-SP – onde mantinha a carreira como atleta e os estudos na medicina.

VEJA MAIS: Róger Guedes analisa empate contra Botafogo e comenta falta de entrosamento de jogadores

Ele foi integrante e maestro da equipe campeã da Taça Cidade de São Paulo com o Botafogo-SP. Lá, marcou 101 gols em 271 jogos com a camisa tricolor. Já em sete anos de Timão, Sócrates vestiu a camisa alvinegra em 298 oportunidades, tendo marcado 172 gols. Conquistou o Campeonato Paulista em três oportunidades (1979, 1982 e 1983). Faleceu em 4 de dezembro de 2011, data em que o clube conquistou o pentacampeonato do Brasileirão, e que rendeu uma homenagem dos atletas alvinegros antes da bola rolar.


Conteúdo Patrocinado