Conservador no mercado, Duilio define perfis de reforços para o Corinthians e esclarece situação das renovações - Gazeta Esportiva
Conservador no mercado, Duilio define perfis de reforços para o Corinthians e esclarece situação das renovações

Conservador no mercado, Duilio define perfis de reforços para o Corinthians e esclarece situação das renovações

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon

21/03/2023 às 15:24 • Atualizado: 21/03/2023 às 19:37

São Paulo, SP

O presidente Duilio Monteiro Alves divulgou, nesta terça-feira, os perfis dos jogadores que espera poder contar no Corinthians: um meia de criação "a lá Renato Augusto" e um centroavante. A fala aconteceu em coletiva realizada nesta tarde, no CT Dr. Joaquim Grava, quando também foi anunciada a saída de Roberto de Andrade da função de diretor de futebol.



“Sendo muito claro e transparente: um meia de criação, com as características mais próximas do Renato, mas a gente sabe que Maycon, Fausto e Giuliano podem render ali. Então, temos opções aqui dentro. Renato não tem mais de um, é fora de série, não tem substituto à altura, mas estamos procurando. Recebo mensagens, nomes, mas as características não são as mesmas. Meia joga aberto, pela beirada, por dentro, vários tipos", iniciou sobre o tema.

"Um meia seria importante e um centroavante. Temos o Yuri, demoramos anos (para encontrar). Queria aproveitar até parabenizá-lo pela Seleção Brasileira, ele tem idade olímpica. Temos um centroavante de ofício só. Hoje, as carências são essas. Posições difíceis. Biro pode jogar ali, Pedro entrou duas vezes. Muitas vezes, trazemos jogadores formados e não usamos a base", complementou.


Já em relação aos jogadores que estão com contratos próximos do fim, caso dos zagueiros Fabián Balbuena, por empréstimo, e Bruno Méndez, ele explicou como se encontram as situações de conversas por renovação.

"Acho que não tem o momento certo (para ver os contratos), infelizmente fomos eliminados do Paulista antes do tempo que queríamos. As coisas, no seu tempo, vão se resolvendo. Não depende tudo da gente, como o Balbuena, depende dele, do clube de onde ele vem também", explicou.

"Bruno Méndez a conversa vinha acontecendo, o empresário vem até o final do mês para vermos a situação da renovação. Os demais ainda não. No decorrer do tempo, as coisas vão se resolver. O Corinthians tem um grande time, tem um grande elenco. Poderia ser melhor, mas se eu fosse irresponsável. Mas o Corinthians hoje tem condição de brigar por um título", finalizou o mandatário.



Veja abaixo outros trechos da coletiva:


Invasão no CT

"Em relação a isso, fiquei muito chateado e decepcionado,. Em todos os anos que estive no Corinthians, sempre atendi os torcedores, sempre recebemos de forma educada, com conversas em um nível bom, eu vi até que você citou que saí porque estava … Eu saí por motivos de saúde. Infelizmente, eles tiveram outra atitude, a gente repudia, é um ambiente de trabalho, particular".

"Quem está cuidando (do caso) é o Dr. César Saad, do DRADE, alguns torcedores iriam à delegacia, foram convocados, intimidados. O Corinthians não vai admitir isso. Tem o outro lado, que foi sem ofensa e agressão, mas estão errados, sempre entraram pela porta da frente. Seriam recebidos por mim no Parque São Jorge, mas eles nos surpreenderam. Agora está na mão do delegado".

Saída de Roberto de Andrade

"O Roberto é um cara que eu confio, diretor de futebol que eu escolhi. Por mim, ele não sai do Corinthians, ficaria até o fim do meu mandato, mas o Roberto achou melhor se retirar. Tentei demovê-lo desta ideia, mas, por questões pessoais, de família, por tudo que foi falado, que eu juro que não entendo, por todo o trabalho que foi feito no futebol, o Roberto tem grande participação, muita coisa é do trabalho do Roberto. O Roberto fez parte disso, tentei demovê-lo disso, mas não deu. Só resta agradecer, não entendo, é triste. Ele preferiu sair, só tenho que deixar meu agradecimento a ele".

"Não terá substituto, porque podem achar que é um futuro candidato. Vamos continuar eu e o Alessandro (gerente de futebol)".

"Profissional de futebol, para mim, tenho o melhor do Brasil, que é o Alessandro, confio e respeito. O Corinthians de anos atrás é diferente do de hoje, qualquer um percebe. Por onde eu ando, todos estão satisfeitos e orgulhosos do time, voltaram a acreditar, as empresas também. O mercado, de forma geral, respeita muito o Corinthians e, por isso, estamos conseguindo trazer novas receitas. Não vejo necessidade nenhuma de trazer um novo profissional, porque eu tenho o melhor do mercado".

Gestão e cobranças

"Eu sempre falei que meu primeiro objetivo era a questão financeira, e temos conseguido isso, sem gastar mais do que a gente arrecada. Com isso, conseguimos dobrar a arrecadação nos últimos dois anos, vocês vão conhecer os números nos próximos dias. A arrecadação praticamente dobrou, tudo isso por causa da responsabilidade. Eu, como presidente, não vou gastar mais do que o Corinthians pode. Se ganharmos um título, vai ser com esse time, com essa garra e com essa camisa, com a Fiel apoiando. Contratar sem ter condições, não vou fazer. A gente está melhorando, a gente vê uma evolução, o time criando. A discussão era se cairia ou não, hoje é se bate de frente ou não. Time começou bem e por isso da cobrança, a expectativa cresce. Estamos melhorando, criando, não fizemos um bom primeiro tempo contra o Ituano, mas fizemos um bom segunda. Se a bola bater na trave e sair, nada presta. Nem tudo está errado e nem certo. Isso é futebol. Não está tudo perfeito quando a bola entra e nem quando ela não entra. Lógico que eu quero ser campeão. Muitos falam que eu sou o único presidente que não ganhou título nos últimos anos. Não tem problema, vou ser lembrado como o presidente que melhorou a parte da gestão, financeiro. Se puder melhorar, vamos melhorar. A gente está trabalhando atrás disso, estamos procurando".

Planejamento

"O Corinthians tem um grande time, tem um grande elenco. Poderia ser melhor, mas se eu fosse irresponsável. Mas o Corinthians hoje tem condição de brigar por um título. Ano passado chegou à final da Copa do Brasil, na minha opinião merecia ganhar. As substituições hoje no Corinthians não diminuem de patamar, há alguns anos isso não acontecia. Estamos pensando no futuro. Chrystian será anunciado em breve. Às vezes a gente demora demais em um anúncio porque espera quando está tudo 100%, a gente tem essa responsabilidade. Não concordo que o planejamento é ruim. Bola bateu na trave e saiu. Se entra, o planejamento era perfeito".

"Vou fazer tudo o que puder ser feito, mas com responsabilidade no Corinthians. Temos que dar tempo. Não vou sair gastando dinheiro só para ter o melhor time do Brasil e quero ser campeão. Vou fazer o que precisa ser feito, mas com responsabilidade".

Eleição em novembro

"Queria fazer um apelo aos candidatos, possíveis candidatos, que é normal a política, mas tente não atrapalhar o Corinthians. Tomem cuidado com isso, a eleição é só no final do ano".

"Atrapalha o dia a dia, ver notícias que não são verdadeiras, fogo amigo, que a gente fala. Coisas que acontecem, é normal, mas a gente está aqui para blindar o máximo possível, mas só tende a piorar. Isso começou há dois anos. É triste, infelizmente, mas cada um tem que saber o que pode fazer de melhor e que prejudique o menos possível no Corinthians”.

"Se pode ou não pode, eu jamais concorreria no final do ano. Você fala do problema de saúde, mas cansa, é muito cansativo. Eu vou trabalhar até o último dia do meu mandato, tem muita coisa boa para acontecer ainda. No meu plano de governo, está sendo tudo executado. Tem obra na sede do Canindé, vamos entregar. Depois, manter a responsabilidade fiscal, Fiel torcedor, tem muita coisa boa, coisa que plantamos e vamos colher agora. Quero me afastar da política para trabalhar com tudo isso. Os que estiverem envolvidos, para não envolver o futebol, esse é meu apelo. Quero trabalhar 100% do meu mandato. Não vou me envolver em política".

Reforços

"Não tinha Fausto, Yuri, Balbuena. Chegou Romero, Bidu, a gente tinha, naquele jogo na Bombonera, sete, oito jogadores que seriam titulares fora por lesão. Hoje temos 33 atletas profissionais, meninos da base. O Corinthians perdeu dois jogos neste ano, são coisas do futebol. São Bernardo não, foram bem melhores naquele jogo, mas você tem Balbuena, Bruno Méndez, Caetano, não é uma necessidade. O prazo, quando ele sairia, a janela se abre, no começo de julho. É tudo baseado em vitória e derrota, futebol muitas vezes é analisado assim. Temos grandes zagueiros, jogadores no meio-campo, Yuri Alberto. Começamos a temporada com o grupo já fechado, diferentemente do ano passado, que eu assumi a culpa. Esse ano não. O time melhorou, estamos evoluindo. Não dá para dizer que tudo presta quando ganha e que nada presta quando perde. Isso acontece no futebol".

Dívida

"A dívida, não quero só passar por cima do Conselho, eles vão aprovar primeiro, mas em respeito ao Cori, ao Conselho Fiscal… Mas ela abaixou, tivemos um faturamento perto dos R$ 800 milhões. Daqui a alguns dias, vocês vão receber os números".

"Eu quero olhar para frente. Dobramos a arrecadação do clube em dois anos. Não quero entrar em detalhes específicos. Muitos falavam que iria "cruzeirar", que não tinha saída. Depois, começaram a chegar jogadores de nome e que o clube iria quebrar. O time que era caro, hoje para alguns já não serve, para você ver como é o futebol. Não quebramos, melhoramos as finanças, estabilizamos a dívida. Estamos com responsabilidade financeira, não só o futebol, mas todo o grupo do clube. Ganhamos a liga de futsal gastando menos. O feminino tem orçamento controlado, praticamente sem ter despesa. Trabalho que vem sendo feito. Muitos conselheiros participando, alguns de oposição. Gostoso de ver a melhora do clube. Temos muito a crescer".

Amistosos fora da Arena

"Vi que faríamos um amistoso contra o Coritiba, mas que estaríamos com medo. O Corinthians não tem medo, muito menos do seu torcedor. Mas falamos que algumas melhorias e reformas na Arena, então, como essa e a outra semana estavam sem jogos, Data Fifa, toda a iluminação da Arena está sendo trocada, o gramado alguns locais, isso já vem sendo feito desde dezembro, uma parte está sendo feita agora. Impossível jogar na Arena agora por isso".

Protagonismo

"Eu acho que o Corinthians está muito próximo de ser protagonista. Muitos de vocês se empolgaram. Pelo início do Paulista, muitos de vocês também se empolgaram. É normal oscilar. Oscilamos justo num jogo com mais importância. Falei que ouvi comentários de que o nível não caía. Melhoramos. Concordo que teria que melhorar, tudo tem seu limite. Para o meio do ano, tem a chance de trazer mais reforços, pensando no futuro. Ideia é não vender, manter a base, para ter um time entrosado, que joga junto. Lógico que dá para melhorar em tudo, mas estou satisfeito com o passo que já demos. Não é o melhor do Brasil e do mundo, mas acho que você são muito rígidos com o time, se olhar no papel não acho que perca para dois ou três times. Depende. Se o time encaixa, tudo muda de um dia para o outro. Temos grandes jogadores, mas depende do desempenho. Para melhorar sempre dá".

Saúde

"Estou muito bem, tive um problema de estresse, de alimentação, tive uma infecção no intestino, foi no final do ano passado, com internação. Agora, esses dias, pela carga do estresse. Mas estou sempre aqui, nas viagens, não tenho problema nenhum de acompanhar e dar minha vida 100% pelo Corinthians".

Luan

"Sempre fui muito claro com isso, ele está treinando separado. Quero andar para frente, o Luan depende dele, do que vai acontecer no dia a dia. Ele é atleta do Corinthians, está treinando. Nada aconteceu, nada chegou. Se chegar algo, vamos estudar".

Jogadores encostados

"Não gosto de tratar individualmente, são atletas do clube, têm contrato. Não foram bem, falando do Júnior Moraes, mas ele está tentando, se esforça para que possa entregar o que se espera dele. Então, na saída de um jogador qualquer não impossibilita uma chegada. A gente tem uma parte do orçamento que a gente pode reforçar o time".

Propostas a jogadores

"Temos grandes jogadores, claro que haverá procura, mas queremos reforçar e não perder força. Faremos de tudo para que permaneçam. Por ora, existem sondagens. Mas é normal no futebol. A nossa ideia é a manutenção, trazer mais força, mais qualidade. Mas sempre com responsabilidade".

Conteúdo Patrocinado