5 pontos que o Corinthians precisa definir antes de 2023 começar - Gazeta Esportiva
5 pontos que o Corinthians precisa definir antes de 2023 começar

5 pontos que o Corinthians precisa definir antes de 2023 começar

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon

25/12/2022 às 07:00

São Paulo, SP

Faltam exatos seis dias para o final de 2022, e é chegada a hora de definir alguns pontos dentro do Corinthians para iniciar 2023 com o pé direito. São cinco tópicos principais, todos eles relacionados ao mercado da bola, entre saídas e chegadas.

Um dos pontos que estariam na lista seria o da compra definitiva de Yuri Alberto, do Zenit. No entanto, nas últimas horas, o clube paulista avançou positivamente na aquisição do atacante.

Permanência de Maycon


Não é novidade para ninguém que o principal objetivo da diretoria neste momento é garantir Maycon no próximo ano.

O vínculo de empréstimo vai até dia 31 de dezembro, e o Corinthians tem prioridade frente ao Shakhtar Donetsk em uma possível compra em definitivo.

O presidente Duilio Monteiro Alves disse, na última semana, que vem conversando com o clube ucraniano. No entanto, é sabido que Maycon ainda tem mercado na Europa, e uma eventual oferta de algum clube do Velho Continente pode mexer com o atleta e também com os bolsos dos clubes envolvidos.

Porém, de acordo com a ESPN, o Shakhtar estaria disposto a negociar o meia por um valor entre 4 e 5 milhões de euros (de R$ 22 a 27,5 milhões pela cotação atual), inclusive com possibilidade de parcelamento do montante, o que facilitaria para o clube alvinegro.

Coutinho vem?


O nome de Philippe Coutinho, que está no Aston Villa, da Inglaterra, vem causando alvoroço na torcida corintiana, que está dividida sobre sua eventual contratação.

A provável formatação do negócio é de empréstimo por uma temporada, mas os salários do jogador são considerados muito altos para o padrão brasileiro. No entanto, vale lembrar que Willian, que viveu situação parecida recentemente, aceitou reduzir seus vencimentos para vestir a camisa do Timão.

Segundo apurado, Coutinho e seu estafe demonstraram interesse em retornar ao Brasil, mas o Aston Villa deve esperar propostas na janela de transferências europeia, o que pode complicar para o lado paulista.



Empréstimo de zagueiro


Raul Gustavo vem vivendo uma longa negociação com o Cruzeiro, que deve poder contar com o zagueiro por empréstimo de um ano, até final de 2023, com opção de compra ao final do período, conforme inicialmente informado pela rádio Itaiaia. O Alvinegro possui 90% dos direitos dele.

O jogador, que perdeu espaço no segundo semestre deste ano para Robert Renan após algumas falhas, já deu indícios de que está de saída, com postagens em suas redes sociais e uma mudança em seu perfil do Twitter, inserindo o DDD 31, de Minas Gerais. Ele treina normalmente com o grupo no CT Dr. Joaquim Grava.

Adeus a Lucas Piton


Outro que está próximo de sair é o lateral esquerdo Lucas Piton, mas de forma definitiva, para o Vasco. Essa é outra negociação que vem se arrastando por alguns dias e está para ser confirmada de forma oficial pelos clubes a qualquer momento.

Conforme confirmado pela reportagem após números inicialmente divulgados pelo Meu Timão, o jogador terá 60% dos direitos econômicos vendidos ao Cruz-Maltino por 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões) - o Alvinegro detém 100% dos seus direitos. Assim como Raul, Piton se reapresentou e vem treinando no CT com o grupo.

Situação da lateral esquerda


Com a iminente saída de Piton, a lateral esquerda ficará com apenas um nome à disposição do técnico Fernando Lázaro: o experiente Fábio Santos, que renovará seu vínculo por mais uma temporada. Ao final de 2023, ele deve se aposentar.

Diante disso, o clube corre para fechar a contratação de Matheus Bidu. Conforme apurado pela Gazeta Esportiva, apenas a assinatura dos documentos está pendente no momento.

Ele pertence ao Guarani, que renovou seu vínculo na última semana, e jogou a Série B do Brasileirão pelo Cruzeiro neste ano, quando acabou se destacando.

Conteúdo Patrocinado