Seleção Brasileira está focada "exclusivamente" no futebol no Catar, diz presidente da CBF - Gazeta Esportiva
Seleção Brasileira está focada "exclusivamente" no futebol no Catar, diz presidente da CBF

Seleção Brasileira está focada "exclusivamente" no futebol no Catar, diz presidente da CBF

Gazeta Esportiva

Por AFP

20/11/2022 às 17:14

São Paulo, SP

A Seleção Brasileira está focada "exclusivamente" no futebol na Copa do Mundo do Catar, que começa neste domingo em meio a diversas polêmicas, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

"Estamos focados somente ali dentro de campo, exclusivamente. Essas outras bandeiras a gente respeita todas, entende os posicionamentos", disse Rodrigues a jornalistas antes do primeiro treino da Seleção em Doha.

"É outro país, tem que respeitar sua cultura. Respeitamos todas as reivindicações, mas a CBF está focada somente em manifestações sobre o futebol", acrescentou.


A primeira Copa do Mundo organizada em um país árabe começou neste domingo com o jogo entre os anfitriões e o Equador.

Antes do pontapé inicial, o Catar vem sendo questionado pela situação dos direitos humanos, o meio ambiente, o tratamento dado à população LGBTQIA+ e aos trabalhadores migrantes durante os anos de preparação.

Além disso, na última sexta-feira foi anunciada a proibição da venda de cerveja nos arredores dos estádios. O álcool é proibido na nação islâmica, com algumas exceções.




A Fifa defendeu o Catar, um pequeno país de quase 3 milhões de habitantes, e denunciou a "hipocrisia" e as "lições de moral" dos países ocidentais que questionaram os organizadores.

Algumas seleções se posicionaram sobre diversas situações em território catari. Alemanha e Dinamarca avisaram que seus capitães, Manuel Neuer e Simon Kjaer, usariam a braçadeira 'One Love', a favor da inclusão e contra a discriminação, e não uma das que foram propostas pela Fifa, com os lemas: 'Salve o planeta', 'Educação para todos' e 'Não à discriminação'.

A Seleção Brasileira, que chegou a Doha na noite de sábado após treinar cinco dias na Itália, estreia no Mundial nesta quinta-feira contra a Sérvia, pelo Grupo G, integrado também por Suíça e Camarões.

Conteúdo Patrocinado