Entenda o apelido de 'Culés' dos torcedores do Barcelona! - Gazeta Esportiva
Entenda o apelido de 'Culés' dos torcedores do Barcelona!

Entenda o apelido de 'Culés' dos torcedores do Barcelona!

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/07/2020 às 12:46

São Paulo, SP

Muitos torcedores do Barcelona espalhados pelo mundo se denominam "Culés". No entanto, não todos que sabem o porque e de onde vem este apelido.

Décadas após a fundação do clube, pelo estudante suíço Joan Gampar, em 1899, o Barça mandou seus jogos em diversos locais da cidade. De 1909 até 1922, a equipe sediava suas partidas na Carrer de la Industria. O local se enchia com os milhares de torcedores que acompanhavam Paulino Alcantara, Josep Samitier e Ricardo Zamora.



Com o crescimento do Barcelona, o estádio precisou passar por uma remodelação. Em 1916, a primeira arquibancada em um campo de futebol na Espanha foi inaugurada, aumentando a capacidade para 6.000 espectadores.

Quem olhasse para cima enquanto jogo rolava dentro de campo, via uma longa fileira de extremidades traseiras sentados no topo da arquibancada. Essa cena fez com que os moradores da região começassem a chamar os torcedores do Barça de "Culés" ou "Culers", o que, literalmente, significa 'aqueles que mostram suas costas'.

Foto: Divulgação/ La Liga


Rapidamente, os torcedores adotaram a alcunha e espalhavam-a de forma alegre.

Mesmo com a mudança para o estádio Les Corts em 1922, o apelido se manteve e se perpetuou até dias atuais nas redes sociais.

Conteúdo Patrocinado