Conheça a históra de Johan Cruyff e do histórico Barcelona dos anos 90 - Gazeta Esportiva
Conheça a históra de Johan Cruyff e do histórico Barcelona dos anos 90

Conheça a históra de Johan Cruyff e do histórico Barcelona dos anos 90

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/05/2020 às 08:00

São Paulo, SP

Johan Cruyff foi um dos maiores ídolos da história do Barça como jogador e treinador (Foto: Divulgação/La Liga)


Quem acompanha o Barcelona atualmente não consegue imaginar os momentos complicados pelos quais o clube já passou. O Barça chegou a ficar 13 anos sem conquistar o Campeonato Espanhol, e ainda correndo sérios riscos de rebaixamento. Foi então que uma das maiores lendas da história do time chegou e ajudou a conquistar o título da La Liga de 1973/74: Johan Cruyff.

O holandês deixou o Ajax para se juntar a um time que vivia um dos piores momentos de sua história. Na seca, e vendo o rival Real Madrid conquistando tudo, o Barça precisava de um título e, principalmente, não ser rebaixado na competição. A chegada de Cruyff fez com que o clube atingisse as duas coisas, tornando o craque em ídolo. Após sua passagem pelo time catalão, foi se aventurar em outros lugares, e fez história também na melhor seleção holandesa de todos os tempos, conhecida como Carrossel Holandês.

Treinador foi o primeiro a conquistar a tão sonhada Liga dos Campeões (Foto: Divulgação/La Liga)


O retorno de Cruyff à Catalunha aconteceu em 1990, já como treinador. Novamente, a situação não era das melhores. O clube não conquistou quase nada em 20 anos, ou seja, desde a saída do holandês, e era considerado como um coadjuvante no futebol espanhol. Mas o trabalho como treinador rendeu frutos rapidamente. O primeiro título espanhol veio na temporada de 1990/1991, e na temporada seguinte, o Barça chegou ao tão desejado título da Liga dos Campeões, o primeiro da história do clube.

A equipe que contava com Pep Guardiola e Andoni Zubizarreta conquistou a La Liga quatro vezes consecutivas, e ficou conhecida como "Dream Team", o time dos sonhos. Os títulos conquistados e o bom futebol foram fundamentais para que o Barcelona retomasse o patamar de gigante na Espanha e no mundo, e possibilitou que o clube seja visto como é atualmente.

Até hoje, muitos torcedores o consideram o melhor técnico da história do clube (Foto: Divulgação/La Liga)


Em 1996, o lendário treinador se aposentou, mas continuou participando do clube. Foi importante nas contratações de Frank Rijkaard, Pep Guardiola e Luis Enrique, treinadores que conquistaram grandes títulos. No dia 24 de março de 2016, Johan Cruyff faleceu aos 68 anos, após lutar contra um câncer. A lenda deixou o mundo do futebol de luto. Até hoje, é considerado um dos maiores ídolos do Barcelona, da Holanda e da La Liga.

 

Conteúdo Patrocinado