Futebol/Campeonato Espanhol

Barcelona vence e se distancia na liderança do Espanhol

São Paulo , SP
27/01/2019 15:07:38

Em: Barcelona, Futebol, Futebol Espanhol, Futebol Internacional, Notícias
Messi atinge incrível marca de 19 gols em 19 partidas pelo Espanhol em vitória em cima do Girona, neste domingo (Foto: Lluis Gene/AFP)

Vindo de uma derrota para o Sevilla na Copa do Rei no meio da semana, o Barcelona fez um jogo morno contra o Girona neste domingo no Estádio Montilivi, mas mesmo assim – e levando alguns sustos – venceu por 2 a 0, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Espanhol. Com o resultado, Messi e companhia se isolaram ainda mais na liderança da competição, com 49 pontos.

O primeiro gol foi marcado logo no início por Semedo, que, aliás, fez seu primeiro tento com a camisa do clube catalão e quebrou um jejum de mais de dois anos sem marcar (o último foi em novembro de 2016, quando ainda defendia o Benfica). Após alguns sustos do Girona, o Barça ampliou o placar no segundo tempo com golaço de cobertura de Lionel Messi, que chegou à incrível marca de 19 gols em 19 partidas disputadas na La Liga nesta temporada. Vale mencionar, também, que quando o duelo estava 0 a 0, Stuani foi derrubado na área e o juiz mandou seguir.

Com o resultado, o Barcelona chega 49 pontos, cinco a mais que o Atlético de Madrid, segundo colocado. O próximo compromisso da equipe será contra o Sevilla, pela Copa do Rei, quando precisará reverter o placar de 2 a 0 conquistado pelos rivais. Na La Liga, o clube catalão encara o Valencia no Camp Nou. Do outro lado, o Girona permanece com 24 pontos, na 13ª posição, e encara o Real Madrid na Copa do Rei e, depois, o Eibar no Espanhol.

O jogo

A marcação imposta pelo Girona no início da partida não foi o suficiente. Aos oito minutos, a bola sobrou para Semedo após cruzamento de Suárez e chute de Vidal, promovendo a abertura do placar logo na primeira finalização do jogo. No ataque seguinte dos donos da casa, Stuani parece ter sido derrubado na área, mas árbitro mandou seguir, sem consultar o VAR.

Aos 15 minutos, Coutinho desperdiçou uma ótima chance de ampliar o marcador após lindo passe de Messi, chutando para fora. Aos 22, foi a vez do camisa 10 chutar além do gol após passe de Suárez, e, aos 28, falta perigosa para o Barça na entrada da área, sem consequências no placar. Alguns minutos depois, Ter Stegen saiu mal do gol, mas o Girona não conseguiu aproveitar a falha após cruzamento na área.

Caminhando para o fim da etapa inicial, Stuani recebeu na frente do gol e bateu cruzado para defesa parcial do goleiro alemão. No rebote, Pons finalizou e Piqué salvou em cima da linha, evitando o empate do Girona. Foi assim, inclusive, que o segundo tempo começou: grande defesa de Ter Stegen novamente, após outro chute de Stuani.

Aos 5 minutos, os donos da casa ficaram em desvantagem após Bernando Espinosa receber seu segundo amarelo por falta em Suárez. Com um a mais, o clube catalão não conseguia encaixar seus ataques, sendo que foi o Girona quase a marcar novamente com Stoni e depois com Aleix García. Passados esses sustos, o Barça voltou a controlar a partida e, aos 23 minutos, Suárez puxou contra-ataque e passou para Alba, que colocou na medida para Lionel Messi dar sua cavadinha clássica e ampliar a vantagem com gol de cobertura.

Logo depois, Bono, goleiro do time anfitrião, operou um milagre após chute de Messi e evitou mais um gol. Já no fim da partida, o camisa 10 driblou vários jogadores adversários e rolou para Suárez, que chutou forte para a defesa do goleiro.




  • Norman Giampieri

    Messi e Messi.