“Joga de terno”: Carioca relembra brincadeira e celebra reconhecimento - Gazeta Esportiva
“Joga de terno”: Carioca relembra brincadeira e celebra reconhecimento

“Joga de terno”: Carioca relembra brincadeira e celebra reconhecimento

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

01/03/2016 às 11:03 • Atualizado: 01/03/2016 às 11:05

Belo Horizonte, MG

Volante mantém seriedade em meio às brincadeiras:  "Elegante só no campo" (Bruno Cantini/CAM)
Volante mantém a seriedade em meio às brincadeiras: "Elegante só no campo" (Bruno Cantini/CAM)


Nada de chutão! Com Rafael Carioca não há espaço para rispidez em campo. Dono de um estilo de jogo técnico, o jogador atleticano não perde a linha e mantém um estilo de jogo elegante que, no ano passado, gerou algumas brincadeiras da torcida sobre a "classe" demonstrada no toque bola pelo volante, que poderia até “jogar de terno”.

Perguntado sobre o assunto, Rafael Carioca garantiu que a elegância é uma característica apresentada apenas dentro de campo, mas não deixou de celebrar o reconhecimento que a torcida atleticana vem tendo do seu trabalho no Galo.

“(Elegante) Só em campo mesmo. Mas é muito legal, vi isso no ano passado. Fico muito feliz pelo fato das pessoas reconhecerem. Sempre tive esta característica de jogar assim, de não fazer muita falta, de gostar de jogar com a bola. Fico feliz, contente pelo reconhecimento da torcida”, destacou o volante, que, relembrou sua chegada ao Atlético-MG em agosto de 2014.

“Quando cheguei não foi fácil jogar, porque o Galo tinha dois volantes de marcação (Pierre e Leandro Donizete) que tinham acabado de conquistar a Libertadores, então cheguei com um pouco de dúvida e as pessoas, agora, reconhecem meu trabalho e isso me deixa muito feliz”, completou.

Passeio completo: no ano passado, torcida brincou com a classe demostrada por Carioca em campo (Reprodução)
Passeio completo: no ano passado, torcida brincou com a "classe" demostrada por Carioca em campo (Reprodução)


Grande parte das brincadeiras surge em função da qualidade de Rafael Carioca nos passes. Jogando de cabeça erguida, como manda o figurino, o volante foi, segundo o Footstats, o jogador que mais acertou passes no Brasileirão do ano passado, com 2025 acertos. Neste ano, o camisa 5 mantém a forma, sendo o líder neste quesito no Atlético-MG, com 328 passes completados.

A eficiência de Rafael Carioca, foi inclusive destacada pelo lateral-esquerdo Douglas Santos, que ressaltou o controle de bola do companheiro de time. Sobre o volante “jogar de terno” em campo, o camisa 6 brincou e pediu que o colega de equipe siga atuando apenas com o uniforme do Galo.

“É um jogador que joga muito.  Na saída de bola, é difícil ele perder a bola, porque ele tem essa facilidade de driblar o marcador e acertar o passe. Sobre ele jogar de terno, melhor ele jogar de camisa, calção e meião. Deixa ele assim, porque está nos ajudando muito”, colocou o lateral, que é segundo jogador que mais acerta passes no Galo em 2016, com 320 acertos.

Seleção? – Destaque do Atlético-MG nas últimas temporadas, Rafael Carioca tem, recorrentemente, seu nome ligado a uma eventual convocação para a seleção brasileira. Diante disso, o volante atleticano garante estar preparado para vestir a “amarelinha”, mas deixa claro a necessidade de manter a regularidade no Galo para alcançar tal objetivo.

“Me sinto preparado. Quando cheguei ao Atlético, teve uma cerca desconfiança, por eu ter saído muito novo do Brasil, mas estes dois anos foram de muito aprendizado, amadureci muito em termos táticos e de mentalidade com a ajuda do Levir (Culpi), que me deu muita confiança. É um sonho que tenho de chegar à Seleção e espero que esse sonho se aproxime cada vez mais, porque são dois anos batalhando em busca desse objetivo. Mas, para isso, tenho que estar bem. Não adianta jogar bem um jogo e mal no outro. Ser regular é o mais importante”, salientou.

Conteúdo Patrocinado