Calderano vence e iguala melhor campanha brasileira do tênis de mesa - Gazeta Esportiva
Calderano vence e iguala melhor campanha brasileira do tênis de mesa

Calderano vence e iguala melhor campanha brasileira do tênis de mesa

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/08/2016 às 21:13

São Paulo, SP

Brazil's Hugo Calderano hits a shot in his men's singles qualification round table tennis match at the Riocentro venue during the Rio 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro on August 7, 2016. / AFP PHOTO / Jim WATSON
Calderano jogou muito bem na vitória contra Tang Peng (Foto: Jim Watson/AFP)


Em sua estreia em Jogos Olímpicos, o jovem mesatenista Hugo Calderano, número 54 da ITTF fez história. Com apenas 20 anos, o brasileiro derrotou o veterano Tang Peng (15º), de Hong Kong, por 4 sets a 2 e avançou às oitavas de final, igualando a campanha de Hugo Hoyama em Atlanta 1996.

No primeiro set, Calderano, já mostrou postura experiente e jogou muito bem. Com um backhand calibrado, o brasileiro começou bem e deu trabalho para o veterano adversário, mas foi derrotado com parcial de 11 a 8.

Sem deixar se abalar com a pressão, o brasileiro voltou muito bem e foi buscar o placar, derrotando Peng por 14 a 12. No terceiro set, Calderano começou vencendo e não deu chances, fechando em 11 a 7.

Depois de ver o brasileiro abrir 2 a 1 no placar, o atleta de Hong Kong pediu seu tempo técnico para esfriar a partida. Na volta, o mesatenista de 35 anos foi arrasador e fechou a parcial em 11 a 4, deixando tudo igual novamente.

Os sets seguintes foram muito equilibrados. No quinto, Calderano se manteve muito concentrado e conseguiu vencer por 12 a 10, sempre utilizando muito bem seu backhand e tirando muitos pontos no saque do adversário. A última e decisiva parcial foi vencida com tranquilidade por 11 a 7.

“Foi realmente um jogo incrível, joguei muito bem, ele é 15 do mundo, tive que usar todas as minhas forças e utilizar a força da torcida”, afirmou o jogador ao SporTV.

O próximo adversário de Calderano será um velho conhecido, Jun Mizutani (6º), mesatenista do Japão, que venceu o grego Panagiotis Gionis por 4 sets a 0. No Campeonato Mundial de 2015, Mizutani venceu o brasileiro por 4 sets a 2.

Antes mesmo de conhecer seu adversário, o jogador já mostrou confiança por conhecer o estilo do japonês. “O japonês, ele é 6 do mundo, muito forte, joguei contra ele ano passado, tive umas chances”, acrescentou.

“Sei que é um grande resultado, espero que continue assim, mas não estou pensando agora, depois da Olimpíada poderei pensar, agora quero pensar os jogos e o próximo é amanhã”, completou o jovem. As oitavas de final do tênis de mesa masculino começam nesta segunda às 17h (de Brasília).

 

Conteúdo Patrocinado