Projeto “Empresto Minhas Pernas" engrandece a Corrida Internacional de São Silvestre - Gazeta Esportiva
Projeto “Empresto Minhas Pernas" engrandece a Corrida Internacional de São Silvestre

Projeto “Empresto Minhas Pernas" engrandece a Corrida Internacional de São Silvestre

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/08/2021 às 17:11

São Paulo, SP

A Corrida Internacional de São Silvestre conta desde 1980 com categorias para atletas com deficiência. A principal prova de rua da América Latina ainda celebra parcerias com projetos como o “Empresto Minhas Pernas”, criado em Santos e com filiais em diversas cidades do país e do exterior.

“A São Silvestre e a São Silvestrinha foram minhas inspirações. Levei meu filho na São Silvestrinha em 2010 e fiquei impressionado com a grande presença de jovens. A partir daí, o projeto foi ganhando forma até começar, em 2016”, contou Stefan Klaus, idealizador do “Empresto Minhas Pernas”.

“Sempre quis correr a São Silvestre, mas minha mulher não deixava por achar muito forte para um amador, como eu. Acabei realizando meu sonho de participar da prova por causa do ‘Empresto Minhas Pernas’. Para este ano, estamos estudando a melhor forma de participar dos dois eventos”, acrescentou.




A inspiração para o “Empresto Minhas Pernas”, Stefan Klaus encontrou dentro da própria casa. Pai de um filho que tem deficiência causada por citomegalovirose, o mesmo vírus da herpes, ele decidiu criar um projeto próprio, hoje presente na São Silvestre.

“Meu filho estava em um projeto de inclusão no qual os que tinham aptidão para o esporte ficavam bem condicionados. Os que não tinham ficavam meio jogados. Aí, a gente começou a fazer atividade com eles. Nesse meio tempo, uma das crianças pediu que a gente fizesse uma corrida com ela na cadeira. Na hora da prova, todo mundo ovacionou. Caiu a ficha de que aquilo era um incentivo para a causa”, explicou.

Desde 1980, edição que marcou a primeira participação de atletas com deficiência em uma categoria oficial, a São Silvestre passou a ser mais plural e se abriu para diversos públicos, como deficientes visuais e intelectuais, entre outros. Os atletas cadeirantes, por exemplo, têm largadas específicas.

A 96 ª Corrida Internacional de São Silvestre será realizada no dia 31 de dezembro e as inscrições para a disputa presencial e para o Treinão Virtual seguem abertas por meio do site www.saosilvestre.com.br. Na página, também podem ser encontradas informações como valores, prazos e regulamento.

Conteúdo Patrocinado