Brasileiros tentam voltar ao topo na 93ª Corrida Internacional de São Silvestre - Gazeta Esportiva
Brasileiros tentam voltar ao topo na 93ª Corrida Internacional de São Silvestre

Brasileiros tentam voltar ao topo na 93ª Corrida Internacional de São Silvestre

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/12/2017 às 20:20 • Atualizado: 30/12/2017 às 20:53

São Paulo, SP

93° Corrida Internacional de São Silvestre acontecerá neste domingo (Foto: Djlama Vassão/Gazeta Press)


A 93ª Corrida Internacional de São Silvestre irá acontecer neste domingo e será mais uma oportunidade para corredores profissionais e amadores superarem desafios e participarem da tradicional prova que acontece desde 1925. Nesta edição, o Brasil terá alguns dos principais nomes do país, como Giovani dos Santos e Tatiele de Carvalho, para tentar quebrar a hegemonia dos africanos que dura desde 2011 na prova masculina e desde 2007 na feminina, quando apenas etíopes e quenianos terminaram na primeira colocação.

A hegemonia dos atletas africanos é uma das mais longas desde o surgimento da prova. Pelo lado feminino, o momento atual só não é pior se comparado com a abertura da competição para as mulheres, em 1975. Na ocasião a vencedora foi a alemã Christa Vahlensieck e a "seca" brasileira terminou exatos vinte anos depois, quando Carmen Oliveira se tornou a primeira mulher do Brasil a ganhar o troféu de primeiro colocada da prova.




Já no lado masculino o período sem um vencedor brasileiro é menor, porém o domínio do país anfitrião começou a ser fortemente ameaçado pelos quenianos, que ganharam 15 vezes nos últimos 25 anos. No entanto, mesmo com a presença constante dos africanos no mais alto lugar do pódio, o Brasil acredita num ótimo desempenho de Giovani dos Santos já que garantiu um lugar no pódio nas últimas seis edições e vem embalado pelo hepta na Volta Internacional da Pampulha.



A prova deste ano teve mudanças no percurso visando aumentar a área de dispersão. O primeiro deles é na largada, que desta vez será próximo à Rua Frei Caneca, à frente do local do ano passado. Já a oura mudança foi no Centro, na região do Largo o Arouche. Com isso, saíram do percurso as ruas Sete de Abril e Dr. Bráulio Gomes. O percurso de 15 km foi implantado em 1991.

É importante ressaltar que a 93ª Corrida Internacional de São Silvestre será mais uma vez dividida em seis categorias:  Atletas Cadeirantes; atletas com Deficiência; atletas de ELITE A; atletas de ELITE B; atletas Pelotão C e atletas Pelotão Geral.

Percurso da 93° Corrida Internacional de São Silvestre (Foto: Site Gazeta Esportiva)


 

 

 

Conteúdo Patrocinado