Mais Esportes/Basquete

Basquete 3×3 é incluído nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

São Paulo , SP
09/06/2017 16:18:12

Em: Basquete, Mais Esportes, Olimpíadas 2020
O esporte já é popular em alguns países e tem crescido no Brasil (Foto: Bruno Medino)

O basquete 3×3 foi incluído oficialmente nas próximas Olimpíadas, que serão realizadas em 2020, em Tóquio, no Japão. O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), nesta sexta-feira. A decisão foi comemorada pela ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3), que tem o objetivo de popularizar a modalidade no País.

Hoje, a ANB3x3 é a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade no País. “Trabalhamos forte no processo evolutivo do basquete 3×3 no Brasil. A Federação Internacional de Basquete (Fiba), desde início, buscava colocar o 3×3 nos Jogos Olímpicos e acreditamos nesse projeto. Hoje estamos realizados”, destacou Vinicius Cardozo, presidente da associação.

“Nosso maior legado foi difundir as regras, a forma de jogar o basquete 3×3, capacitar profissionais do esporte e revelar atletas para disputa de Mundiais da modalidade”, explicou Cardozo. “Criado em 2010, o 3×3 ainda é uma novidade entre os atletas e fãs do basquete, por isso nosso trabalho está só no começo”.

Como o nome sugere, no 3×3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) do que a metade de uma quadra padrão e as regras mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3×3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.

No calendário deste ano, três campeonatos oficiais da ANB3x3 classificam para as etapas do FIBA 3×3 World Tour, o Mundial da modalidade. No mês passado, o Quest ANB 3×3 Saskatoon, disputado no Shopping Metrô Tatuapé, na capital paulista, garantiu à equipe carioca Lendas 55/ Instituto Assagra Falcons a vaga para a primeira etapa do FIBA 3×3 World Tour, em Saskatoon, Canadá, no próximo mês.

Outras três vagas para a etapa do World Tour do México estão sendo disputadas. Uma delas sai da Copa do Brasil de Basquete 3×3 e outras duas do Challenge Internacional São Paulo 3×3. A final da competição paulista acontece nos dias 22 e 23 de julho, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.