Técnico elogia postura da Seleção e Thaisa comemora estreia nos Jogos - Gazeta Esportiva
Técnico elogia postura da Seleção e Thaisa comemora estreia nos Jogos

Técnico elogia postura da Seleção e Thaisa comemora estreia nos Jogos

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/08/2016 às 01:13 • Atualizado: 11/08/2016 às 01:29

São Paulo, SP

Seleção feminina, com a volta de Thaisa, venceu o Japão e manteve o 100% no Rio 2016 (Foto: Johannes Eisele/AFP)
Seleção feminina, com a volta de Thaisa, venceu o Japão e manteve o 100% no Rio 2016 (Foto: Johannes Eisele/AFP)


Após mais uma boa apresentação da Seleção Brasileira feminina de vôlei, o técnico José Roberto Guimarães se derramou de elogios às suas comandadas. Na noite desta quarta-feira, em um sempre lotado Maracanãzinho, o time nacional bateu com facilidade as japonesas por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/18 e 25/22, pela terceira rodada do Grupo A dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Diante desse cenário, o comandante exaltou a postura, a garra e, principalmente, a defesa da equipe atual bicampeã olímpica.

"Isso tem sido a tônica do nosso time. Essa postura, a seriedade, o foco...todo mundo está correndo, tentando salvar, indo pro chão. A gente tinha que jogar com a defesa mais dentro ainda, gostei do desempenho do time", disse Zé Roberto ao canal Sportv, já pensando no duelo contra outro adversário asiático, a Coreia do Sul.

"Agora é aquela situação, vamos pensar na Coreia, que vem jogando bem e ganhou do Japão por 3 sets a 1. Vai ser um jogo difícil", projetou o treinador, antes de voltar a elogiar o sistema defensivo da Seleção feminina.

"É uma coisa que a gente tem treinado muito (o sistema defensivo). Precisamos muito dele organizado, não somos um time alto, tem que posicionar bem o bloqueio e a defesa tem que tocar na bola. Elas melhoraram e cada jogo é importante pra termos esse feedback. Os contra-ataques precisam ser um pouco mais velozes, o time se apresentou bem, exceto no final quando o Japão encostou. É essa dinâmica...daí pra mais", exigiu.

Mas quem deixou a quadra com mais motivos para comemorar foi a central Thaisa, que pôde estrear no Rio 2016. A jogadora de 1,96m sofreu um estiramento na panturrilha há nove dias durante a preparação da Seleção e teve sua presença no maior evento esportivo do mundo ameaçada. Nesta noite, ela  finalmente entrou em quadra e ajudou suas companheiras ao marcar o ponto da vitória sobre o Japão, cortando ao estilo Thaisa: com força no meio de rede.

Ao final da partida, Sheilla comemorou a terceira vitória da Seleção em três jogos (Foto: Johannes Eisele/ AFP)
Ao final da partida, Sheilla comemorou a terceira vitória da Seleção em três jogos (Foto: Johannes Eisele/ AFP)


"Fiquei muito triste porque faltava uma semana pra gente estrear, doía muito. Aí começa aquele nervosismo, eu nunca tinha tido uma lesão muscular assim. Tive medo, mas fiz o máximo para recuperar o mais rápido possível", contou Thaisa, revelando que chegou a temer ser cortada das Olimpíadas.

"Fiquei com bastante medo (de não voltar), porque falaram que eu poderia voltar em no mínimo sete dias pra fazer alguma coisa dentro de quadra. Trabalhei quatro anos pra estar aqui, fiz cirurgia nos meus dois joelhos. Foi complicado, mas graças a Deus consegui voltar a tempo e sem dor. Estou 100% recuperada", vibrou a central, que não escondeu a ansiedade enquanto acompanhava a partida contra o Japão do banco de reservas.

"Tava no banco pensando: 'será que eu vou entrar? Será que ele vai me colocar?' Tenho que recuperar o ritmo agora e só voltando a jogar vou conseguir isso. Fisicamente estou 100% pronta no que for preciso", concluiu.

Thaisa e companhia voltarão à quadra na próxima sexta-feira, às 22h35 (de Brasília), para enfrentar a Coreia do Sul, no Maracanãzinho. A Seleção lidera o Grupo A do torneio feminino de vôlei, com nove pontos, os mesmos da Rússia, mas supera a equipe europeia no saldo de sets (9 a 8).

Conteúdo Patrocinado