Puig bate Kerber e fatura primeiro ouro olímpico da história de Porto Rico - Gazeta Esportiva
Puig bate Kerber e fatura primeiro ouro olímpico da história de Porto Rico

Puig bate Kerber e fatura primeiro ouro olímpico da história de Porto Rico

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/08/2016 às 19:54 • Atualizado: 13/08/2016 às 20:02

São Paulo, SP

 Monica Puig celebra a bela vitória sobre a alemã Angelique Kerber (Foto: Luis Acosta/AFP)
Monica Puig celebra a bela vitória sobre a alemã Angelique Kerber (Foto: Luis Acosta/AFP)


Monica Puig entrou para a história do esporte de Porto Rico. A tenista bateu, na final da chave de simples feminina dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a alemã Angelique Kerber, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 6/1, e conquistou o primeiro ouro olímpico da história portorriquenha.

Esta é apenas a nona medalha de Porto Rico em Jogos Olímpicos de Verão. O país havia conquistado, anteriormente, seis medalhas no boxe, uma de prata e cinco de bronze, uma de prata na luta olímpica e um bronze no atletismo, na prova dos 400m com barreiras masculino. O ouro histórico de Puig é, além de tudo, a única medalha do país no tênis.

A portorriquenha já havia faturado duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos, ambas pela chave de simples. Em Guadalajara 2011, ela foi derrotada na final pela americana Irina Falconi, levando a prata. Na competição seguinte, em Toronto 2015, ela ficou com o bronze, após derrotar a americana Lauren Davis.

A alemã deu indícios de que começaria a disputa pelo ouro com força total, quebrando o serviço da portorriquenha. Porém, não conseguiu manter o nível em seu próprio saque, perdendo-o no game seguinte, na devolução de Puig. O jogo então voltou praticamente ao início, em 1/1, e com as tenistas confirmando seus serviços.

No décimo game, a 34ª do ranking mundial mostrou força para destronar Kerber. Com 40-15 e duas chances de quebra de saque, Puig precisou de apenas uma delas para efetuar o break e fechar a parcial em 6/4, após 38 minutos de jogo.

Kerber voltou mais ligada no segundo set. A vice-líder do ranking mundial abriu a parcial novamente com uma quebra de saque sobre a representante de Porto Rico. A alemã passou a administrar a partida, sacando bem e obrigando Puig a se movimentar bastante em quadra.

A portorriquenha mudou a postura no oitavo game. Precisando de uma devolução para não deixar a alemã abrir 5/3 no jogo, devolveu o saque de Kerber com precisão, e quebrou o serviço, empatando a parcial em 4/4. Recuperando-se do apagão, a alemã devolveu novamente a quebra, tomou a dianteira, e sacou para o set. O game final foi disputado, e após cinco set points, a parcial foi fechada em 6/4.

O set final começou diferente. Se nos anteriores a alemã demonstrou superioridade, Puig retornou com força total. A portorriquenha abriu a parcial vencendo cinco games consecutivos, quebrando dois saques de Kerber em uma consistência impressionante.

Sem demonstrar poder de reação, Kerber ainda tentou quebrar um dos serviços de Puig, mas sem sucesso. A 34ª do mundo confirmou o saque, abrindo tranquilos 5/0. Visivelmente abalada, a alemã sofreu, mas conseguiu vencer seu game. Sacando para a medalha de ouro, Puig salvou seis break points e precisou de mais três pontos do jogo para fechar a partida em 6/1.

República Tcheca em terceiro -  A medalha de bronze do tênis feminino ficou com a tcheca Petra Kvitova, que foi derrotada por Puig na semifinal. A tenista derrubou a americana Madison Keys, por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 2/6 e 6/2, para subir ao pódio neste sábado.

Conteúdo Patrocinado