OMS não vê necessidade em testes para vírus na Baía de Guanabara - Gazeta Esportiva
OMS não vê necessidade em testes para vírus na Baía de Guanabara

OMS não vê necessidade em testes para vírus na Baía de Guanabara

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/10/2015 às 19:18

São Paulo, SP

(Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
Poluição das águas da Baía vem sendo um dos grandes motivos de preocupação para os Jogos Olímpicos (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)


A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, nesta sexta-feira, um documento com recomendações ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No texto, a entidade afirma que testes para a presença de vírus na Baía de Guanabara, onde serão disputadas as competições de vela. O objetivo é intensificar os testes para bactérias.

“A OMS não recomenda testes de monitoramento de vírus por conta de uma falta de métodos padronizados e dificuldade em interpretar os resultados”, diz o documento, que prevê a realização de testes virais apenas como parte de investigação de uma epidemia ou como protocolo de pesquisa.

A organização orientou ainda que os testes para bactérias devem ser focados nas espécies enterococcus e E. Coli, que podem causar problemas nos aparelhos digestivo e urinário. Além disso, pediu às autoridades que realizem inspeções sanitárias para identificar fontes de riscos à saúde de banhistas.

 

Conteúdo Patrocinado