No Rio, Isinbayeva não se surpreende com Thiago Braz e lamenta por Murer - Gazeta Esportiva
No Rio, Isinbayeva não se surpreende com Thiago Braz e lamenta por Murer

No Rio, Isinbayeva não se surpreende com Thiago Braz e lamenta por Murer

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/08/2016 às 12:37

São Paulo, SP

Russian athlete Yelena Isinbaeva waves from the stands after the synchronised swimming event at the Maria Lenk Aquatics at the Rio 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro on August 16, 2016.  Russia's Natalia Ishchenko and Russia's Svetlana Romashina won the gold as China's Huang Xuechen and China's Sun Wenyan took the silver and Japan's Yukiko Inui and Japan's Risako Mitsui took the bronze. / AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON
Yelena Isinbayeva está no Rio de Janeiro para torcer pelas equipes russas (Foto: Christophe Simon/AFP) 


Impedida de competir nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, a russa Yelena Isinbayeva foi à cidade para acompanhar modalidades que contam com a participação de atletas de seu país. Ao conversar com a imprensa nesta quarta-feira, a atleta disse que não gostaria de abordar os casos de doping ligados ao esporte russo, mas aceitou falar sobre as disputas do atletismo. Ela vibrou com a histórica vitória de Thiago Braz e lamentou a eliminação precoce de Fabiana Murer no salto com vara.

Considerada o maior nome da história do salto com vara feminino, Isinbayeva disse que a medalha de ouro que Thiago Braz conquistou na versão masculina da prova não foi uma surpresa. "Para mim não foi surpreendente. Eu conheço o Thiago desde que começou a treinar com o Vitaly Petrov e vi como ele melhorou. No começo, ninguém esperava que ele pudesse chegar ao ouro. Mas o vi saltar e melhorar. Foi evoluindo passo a passo", disse a atleta, em entrevista ao canal SporTV.

"Para mim, era esperado que fosse explodir aqui, porque estaria nas Olimpíadas na sua casa e a torcida brasileira iria apoiá-lo. Ele é jovem, um garoto ambicioso e acredito que será a próxima estrela do salto com vara", completou.

Isinbayeva também procurou se solidarizar com Fabiana Murer, que errou as três tentativas de salto e foi eliminada da disputa do salto com vara na primeira fase do Rio 2016. Após a prova, a atleta brasileira de 35 anos afirmou que decidiu se aposentar das competições olímpicas sem ter realizado o sonho de conquistar uma medalha.

"Depois dos resultados recentes, em que ela saltou 4,87m e quebrou o recorde nacional, achei que fosse vencer as Olimpíadas, porque provavelmente seria a última edição que disputaria e não teria chances de ir a outra. Fiquei muito triste por ela. Ela é uma boa atleta, muito legal, me senti mal quando vi a classificação e fiquei desapontada por não ter se classificado para a final", disse.

"A vida é assim, o esporte é assim. Eu também tento me recuperar de todas essas coisas, a vida é assim. Ela vai se recuperar. Ela é uma estrela no esporte brasileiro e desejo o melhor para ela no futuro. Talvez seja o momento para ter um bebê", sugeriu a russa.

Isinbayeva foi impedida de competir no salto com vara após a Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) banir o atletismo russo de todas as competições internacionais. A medida foi tomada após as autoridades descobrirem um esquema de doping patrocinado pelo governo da Rússia. Isinbayeva não testou positivo para nenhuma substância proibida, mas não conseguiu reverter o veto à sua participação.

Como turista, no entanto, Isinbayeva promete apoiar os atletas russos que foram liberados para competir. Nesta quarta-feira, ela esteve nas arquibancadas do Maracanãzinho e assistiu à vitória por 3 sets a 0 do time de vôlei masculino da Rússia sobre o Canadá, pelas quartas de final do torneio. O próximo adversário dos russos será o vencedor do jogo entre Brasil e Argentina, que será disputado na noite desta quarta-feira.

Conteúdo Patrocinado