Governo regulamenta dispensa de vistos para turistas no Rio 2016 - Gazeta Esportiva
Governo regulamenta dispensa de vistos para turistas no Rio 2016

Governo regulamenta dispensa de vistos para turistas no Rio 2016

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/12/2015 às 14:36

São Paulo, SP

Australianos, canadenses, americanos e japoneses estão dispensados de vistos para acompanharem o Rio 2016 (Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br)
Australianos, canadenses, americanos e japoneses estão dispensados de vistos para acompanharem o Rio 2016 (Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br)


Turistas australianos, canadenses, americanos e japoneses não precisarão de vistos para desembarcarem no Brasil no período de 1º de junho a 18 de setembro de 2016, segundo lei publicada pelo Diário Oficial da União nesta quarta-feira. A medida, implantada conjuntamente pelos Ministérios do Turismo, da Justiça e das Relações Exteriores, tem como objetivo causar forte impacto econômico no turismo brasileiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

A dispensa de visto terá validade de 90 dias, contados a partir da primeira data de entrada no País. Os cidadãos de tais nacionalidades que venham ao Brasil com o intuito de exercer atividades remuneradas ou assalariadas, participar de pesquisas, estágios, estudos e trabalhos de caráter social durante os Jogos não terão o privilégio.

“Nossa expectativa é receber 20% de turistas das nacionalidades contempladas a mais nesse período e convidá-los ao esporte de descobrir e conhecer o Brasil. É uma vitória para o setor”, declarou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por sua vez, ressalta que a dispensa temporária dos vistos não interfere no esquema de segurança pública para o maior evento esportivo do mundo. “A medida se une à estratégia de promoção da Olimpíada e não interfere na proteção dos indivíduos. Já estão em curso todas as medidas necessárias para que a segurança durante os Jogos atenda aos mais rigorosos padrões internacionais”, afirmou o político.

Já o Ministério das Relações Exteriores entende que a medida tem a meta de facilitar oi fluxo turístico durante as Olimpíadas.

Entre os critérios compreendidos na escolha das nacionalidades beneficiadas com a dispensa temporária de vistos, estão: elevado fluxo emissivo internacional, histórico positivo no envio de turistas ao Brasil, países que mais gastam no Brasil, forte tradição olímpica, baixo risco migratório e de segurança.

Conteúdo Patrocinado