Gazeta Esportiva |

Comitê Rio 2016 prepara série de eventos-teste para as Olimpíadas

Em Bastidores, Olimpíadas 2016
Publicado em 22/01/2015 14:41:00 Compartilhe
GazetaEsportiva.net - Rio de Janeiro , SP - Brasil

O Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio de Janeiro está preparando uma série de eventos-teste para serem realizados ao longo de 2015, com objetivo de testar a operação e as áreas de competição visando os Jogos de 2016. O primeiro foi a Regata Internacional de Vela, evento internacional realizado em agosto do ano passado na Marina da Glória, banhada pela Baía de Guanabara, mas nos próximos meses cerca de 20 modalidades terão torneios disputados na capital carioca.

“Os eventos-teste são uma parte crucial da preparação para a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, permitindo que o Comitê Organizador e nossos parceiros, especialmente as Federações Internacionais de cada esporte e os parceiros governamentais, testem todos os aspectos referentes à operação das instalações”, afirmou Dephine Moulin, gerente-geral de Eventos-Teste do Comitê Rio 2016.

De acordo com Dephine, os eventos-teste também servirão para que os atletas experimentem as instalações, além de já deixar os cidadãos no clima dos Jogos, pois algumas modalidades permitirão o acesso do público para “acompanhar os melhores atletas do mundo”.

“E também nos permitem assegurar que os Jogos serão realizados nos mais altos padrões, já que alguns dos eventos-teste serão competições internacionais de alto nível”, acrescentou a gerente.

Até maio de 2016, três meses antes do início dos Jogos, serão realizados 45 eventos-teste, divididos em três blocos. O primeiro, realizado entre julho e outubro deste ano, integrará principalmente esportes ao ar livre, como vôlei de areia, hipismo, triatlo, remo, ente outros.

Na sequência, entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, ocorrerá a disputa de esportes em ambientes fechados. Quem estiver no Rio poderá acompanhar disputas de basquete, tênis de mesa, badminton, boxe, golfe, tênis, judô e outras lutas. Por fim, de março a maio do ano que vem, a preparação será finalizada com esportes como natação, ginástica, rúgbi, handebol e futebol.

Entre os destaques deste ano, estão as competições de remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e hipismo, no Centro Olímpico de Hipismo, previstas para agosto, na semana que marca um ano para o início dos Jogos. Algumas modalidades serão fechadas ao público, enquanto outras terão venda de ingressos. Algumas em espaços abertos, como maratonas aquáticas e vela em Copacabana, poderão ser assistidas gratuitamente, 

Regata Internacional de Vela deu início aos eventos-teste em agosto de 2014 (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)
Regata Internacional de Vela deu início aos eventos-teste em agosto de 2014 (Foto: Alex Ferro/Rio 2016) – Credito: Divulgação

Comente