Comitê Organizador divulga calendário de eventos-teste para Rio 2016 - Gazeta Esportiva
Comitê Organizador divulga calendário de eventos-teste para Rio 2016

Comitê Organizador divulga calendário de eventos-teste para Rio 2016

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

18/03/2015 às 15:39

Rio de Janeiro, RJ


Ainda resta mais de um ano para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, mas o Comitê Rio 2016 se antecipou e já divulgou, nesta quarta-feira, o calendário completo dos eventos-teste que vão compor a preparação para as Olimpíadas e Jogos Paralímpicos, com a ajuda de mais de 16 mil voluntários.


Entre julho de 2015 e maio de 2016, quase oito mil atletas chegarão ao Rio de Janeiro para a disputa de 44 torneios (34 deles olímpicos, seis paralímpicos e quatro mistos). Durante 156 dias, o Comitê testará as instalações, o sistema das competições e seus resultados, aproveitando para treinar as equipes participantes.


“Trabalhamos em parceria com as federações internacionais para desenvolver um calendário de eventos-teste que nos oferecesse as melhores oportunidades de realizar testes vitais na preparação para os Jogos. Assim como os atletas, o Comitê Organizador está treinando e ganhando experiência, com o objetivo de atingir o seu ponto mais alto entre agosto e setembro de 2016”, explicou Agberto Guimarães, diretor-executivo da divisão de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Organizador.


O Comitê Rio 2016 será responsável por alguns eventos, organizados com o uso da marca “Aquece Rio”. Outros, no entanto, serão coordenados pelas federações internacionais e pelas confederações brasileiras dos esportes. Os eventos-teste de algumas modalidades, como ginástica e triatlo, serão etapas classificatórias para os Jogos Olímpicos. No caso de esportes como o badminton, o tiro esportivo e o atletismo, os atletas somarão pontos que podem aproximá-los dos Jogos da América do Sul.


Com a marca
Com a marca "Aquece Rio", o Comitê Organizador das Olimpíadas será responsável por alguns eventos-teste, como fez com a Regata Internacional de Vela - Credito: Djalma Vassão/Gazeta Press


Algumas competições ao ar livre poderão ser assistidas gratuitamente, na região de Copacabana, como triatlo, vela, maratonas aquáticas e ciclismo de estrada. Outras, no entanto, estarão restritas à venda de ingressos ou totalmente fechadas ao público.


O segundo evento-teste será a fase final da Liga Mundial de Vôlei, que ocorre entre 14 e 19 de julho, no Maracanãzinho – o primeiro foi a Regata Internacional de Vela, realizada em agosto de 2014 na Baía de Guanabara.


A primeira onda acontece de agosto a outubro de 2015, com 12 eventos-teste, cujos destaques são: a própria Liga Mundial de Vôlei, Triatlo/Paratriatlo (qualificatório de Triatlo Olímpico) e Circuito Mundial de Vôlei de Praia.


A onda seguinte será realizada entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, com 17 modalidades. Dentre elas, serão disputadas: Torneio Internacional de Tênis de Mesa, Brasil Masters Cup de Tênis e Torneio Internacional Feminino de Basquete.


Por fim, a terceira onda ocorre entre março e maio de 2016, com atenção especial para: algum jogo do Campeonato Brasileiro de futebol (ainda não definido), Troféu Maria Lenk de Natação, e Torneio Internacional Masculino de Handebol.


Como principal teste para a natação olímpica, o Parque Aquático Municipal Maria Lenk receberá o Troféu de mesmo nome
Como principal teste para a natação olímpica, o Parque Aquático Municipal Maria Lenk receberá o Troféu de mesmo nome - Credito: Djalma Vassão/Gazeta Press

Conteúdo Patrocinado