Com show de Wallace, Brasil bate Itália e leva ouro no vôlei masculino - Gazeta Esportiva
Com show de Wallace, Brasil bate Itália e leva ouro no vôlei masculino

Com show de Wallace, Brasil bate Itália e leva ouro no vôlei masculino

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/08/2016 às 15:04 • Atualizado: 21/08/2016 às 16:45

São Paulo, SP




O Brasil é tricampeão olímpico de vôlei masculino. Neste domingo, a Seleção Brasileira venceu a Itália por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 28/26 e 26/24 e garantiu a medalha de ouro no Rio de Janeiro. Em um jogo movimentado, os brasileiros jogaram com inteligência e souberam ganhar com autoridade. O destaque do jogo foi o oposto Wallace, que anotou 18 pontos.

A Itália começou ligeiramente melhor e chegou a abrir 4/1, mas o Brasil reagiu e cortou a vantagem em um ataque de Lucão e em um ponto de saque de Lipe. Os italianos voltaram a comandar o placar após um bloqueio em Lucarelli e mantiveram a vantagem com bom aproveitamento nos ataques, principalmente com Zaytsev e Juantorena.

Sem se abalar em estar atrás no marcador, o Brasil manteve a postura e não só empatou a partida, mas também passou a frente, com um ataque de Lipe, um bloqueio de Lucão e um ace de Maurício Souza. A vantagem brasileira mexeu emocionalmente com os italianos, que não conseguiam pontuar. Administrando a dianteira, o Brasil fechou o primeiro set em 25/22, depois de um erro de saque de Zaytsev.

A segunda parcial teve andamento parecido, com os italianos comando o placar no início e os brasileiros jogando com paciência e esperando o momento para passar à frente. O Brasil chegou a abrir 14/11 com um ace de Lipe, mas a Itália reagiu e empatou. O jogo ficou equilibrado, com as duas equipes se alternando na pontuação. O Brasil teve set point no 24/23, mas a Itália se recuperou e também teve chance de fechar a parcial. No final, prevaleceu a força brasileira e, em um erro de recepção de Lanza, o set terminou em 28/26.

No terceiro set, o Brasil entrou mais concentrado e não deixou a Itália abrir vantagem. A partida ficou equilibrada, sem que alguma equipe conseguisse deslanchar no placar. Em uma largada de Maurício Souza, os brasileiros abriram dois pontos e fizeram 13/11, mas os italianos empataram com um bloqueio de Giannelli. Depois, foi a vez da Itália abrir dois pontos e o Brasil recuperar.

O equilíbrio permaneceu nos instantes finais da terceira parcial, com a alternância no placar se mantendo. O Brasil chegou a ter 24/23, mas não conseguiu fechar. No entanto, os brasileiros mantiveram a concentração e fecharam set em 26/24 após um erro de ataque de Zaytsev, garantindo a medalha de ouro.

Conteúdo Patrocinado