Com inscrições em braile, tocha das Paraolimpíadas é lançada no Rio - Gazeta Esportiva
Com inscrições em braile, tocha das Paraolimpíadas é lançada no Rio

Com inscrições em braile, tocha das Paraolimpíadas é lançada no Rio

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/12/2015 às 14:59

São Paulo, SP

Símbolo das Paraolímpiadas, tocha teve modelo lançado nesta sexta (Foto:Reprodução/Twitter)
Símbolo das Paraolímpiadas, tocha teve modelo lançado nesta sexta (Foto:Reprodução/Twitter)


Com formato bem semelhante à tocha olímpica, o principal objeto-símbolo das Paraolimpíadas de 2016 foi lançado nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Constituída em metal, a tocha tem inscrições em braile na base que fazem referência aos quatro valores paraolímpicos: coragem, determinação, inspiração e igualdade.

A corrida da tocha, que deverá chegar em solo carioca em 6 de setembro, às vésperas da abertura dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, atravessará sete cidades diferentes ao redor do mundo. Partindo de Stoke Mandeville, cidade inglesa, o objeto passará por Belém (PA), Natal (RN), Brasília (DF), Joinville (SC) e São Paulo (SP) durante a semana que antecede ao evento.

Dividida em quatro partes, a tocha remete às características geográficas da capital fluminense. O topo representa o sol, e de cor dourada, remete ao ouro - conquista máxima dos Jogos. A parte em baixo do topo remonta às cadeias montanhosas que dividem a cidade. O mar, no corpo da tocha, é representado com aberturas maiores no metal, o que remete às ondulações da maré.

Selecionadas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e pelos patrocinadores, 700 pessoas serão responsáveis por conduzir a tocha ao longo do revezamento nas sete cidades, antes da chegada ao estádio do Maracanã, dia 7 de setembro, quando acontecerá a abertura dos Jogos Paraolímpicos.

Conteúdo Patrocinado