Gazeta Esportiva |

África do Sul desiste de disputar hóquei sobre a grama nas Olimpíadas

Em Mais Esportes, Olimpíadas 2016
Atualizado em 17/05/2016 - 12:03:02 Compartilhe
São Paulo , SP

As equipes de hóquei sobre a grama da África do Sul  não irão participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Embora os times masculino e feminino tenham garantido vaga através do Pré-Olímpico Africano, a Federação Internacional de Hóquei (FIH) anunciou nesta quinta-feira que a decisão de abrir mão dos Jogos 2016 foi tomada pelo Comitê Olímpico da África do Sul (SASCOC).

A entidade africana não permite que as seleções se classifiquem para Jogos Olímpicos apenas por serem campeãs continentais. Elas só poderiam ir ao Rio de Janeiro se conseguissem a classificação pela Liga Mundial, o que não aconteceu — a regra vale para todos os esportes coletivos, exceto o futebol masculino.

Nesse caso, o time masculino da Nova Zelândia e o time feminino da Espanha herdam as vagas, por serem os melhores ranqueados entre os não-classificados. O Brasil só vai disputar o torneio masculino. Entre as mulheres, o País não alcançou os critérios mínimos estabelecidos pela FIH. Porém como as regras sobre as vagas já haviam sido estabelecidas, será a Espanha, campeã em Barcelona 1992, que entrará em campo no Rio de Janeiro.

Time masculino da Nova Zelândia e time feminino da Espanha estarão no Rio 2016 (foto: Alexandre Loureiro)
Time masculino da Nova Zelândia e time feminino da Espanha estarão no Rio 2016 (foto: Alexandre Loureiro)

Comente