Russell conquista pole em sprint race com disputas e ultrapassagens em Interlagos - Gazeta Esportiva
Russell conquista pole em sprint race com disputas e ultrapassagens em Interlagos

Russell conquista pole em sprint race com disputas e ultrapassagens em Interlagos

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon

12/11/2022 às 17:05 • Atualizado: 13/11/2022 às 16:50

São Paulo, SP

Que emocionante corrida de classificação em Interlagos na tarde deste sábado! George Russell, da Mercedes, conquistou a pole position para o Grande Prêmio de São Paulo, que acontece neste domingo, a partir das 15h (de Brasília), ao deixar para trás Carlos Sainz, da Ferrari, e Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe.

O grid de largada, porém, terá punição de cinco posições para Sainz, por conta da sexta troca de motor de combustão interna na temporada. Assim, a Mercedes terá uma dobradinha no GP deste domingo.

O top-8, que recebeu bonificação de oito a um ponto, da corrida classificatória foi: Russell, Sainz, Hamilton, Verstappen, Sergio Perez, Charles Leclerc, Lando Norris e Kevin Magnussen, que havia sido pole.

O atual campeão, Verstappen, da RBR, liderava a prova e foi, por vezes, atrapalhado por Russell. Depois de perder a liderança, ele ainda caiu para Sainz e Hamilton. Vale mencionar que o holandês entrou com pneus médios, diferentemente dos adversários, que foram de macios.

Neste sábado mais cedo, Esteban Ocon foi o mais rápido no segundo treino livre, seguido por Sergio Pérez e George Russell. Na sexta, Pérez havia ficado com o melhor tempo.

O Grande Prêmio de São Paulo acontece neste domingo, a partir das 15h (de Brasília). É a 21º e penúltima etapa da atual temporada da Fórmula 1, já conquistada por Max Verstappen e RBR. No entanto, as segundas colocações, para pilotos e construtores, ainda está em aberto.

Com o resultado da sprint race, o primeiro colocado ganhou oito pontos, o segundo sete e assim sucessivamente, até a oitava colocação, bonificada com um ponto.



Como foi a corrida qualificatória (sprint race)


Um dos únicos a iniciar a corrida com pneus médios, Max Verstappen alcançou a liderança logo na segunda volta, com George Russell na cola e Kevin Magnussen, pole position, na terceira colocação. O dinamarquês acabou ultrapassado por Carlos Sainz pouco depois e, na sequência, por Lewis Hamilton.

Na metade das 24 voltas totais da sprint race, Verstappen e Russell, na primeira e segunda colocações, travaram uma bela disputa pela liderança, mas o holandês segurou as pontas e permaneceu no posto número um. A bandeira amarela, então, apareceu, após Alexander Albon sair da pista e também da corrida.

Na volta 15, Russell finalmente passou Verstappen, assumindo a liderança do grid. Algumas voltas depois, Sainz conseguiu fazer a ultrapassagem e pegou o segundo lugar, assim como Hamilton foi para terceiro. Magnussen, pole, ficou na oitava posição, com um ponto somado.

Confira a agenda:


Sábado - 12/11
12:30 – 13:30 – Treino Livre 2
16:30 – 17:30 – Sprint race (24 voltas)

Domingo - 13/11
13:00 – 13:50 – Desfile de Pilotos
15:00 – Grande Prêmio de São Paulo 2022 (71 voltas)

Conteúdo Patrocinado