Motor/Fórmula 1

Haas é a primeira equipe a mostrar carro para a temporada 2018

São Paulo , SP
14/02/2018 16:26:29

Em: Fórmula 1, Motor
A equipe foi a primeira a divulgar o carro para a temporada 2018 (Foto: Divulgação)

“Maior. Melhor. Mais rápido”, foi assim que a Haas definiu o VF-18, novo modelo da empresa norte-americana para a temporada 2018 de Fórmula 1, apresentado nessa quarta-feira. Sem aviso prévio, a equipe foi a primeira a mostrar o carro que utilizará neste ano.

A publicações, tantos nas redes sociais quanto no site da Haas, não apresentam o modelo de fato, mas sim imagens computadorizadas do veículo que será utilizado pelos pilotos na terceira temporada da escuderia na categoria. Segundo a equipe, o VF-18 é uma evolução de seu segundo carro, o VF-17, com o qual o grupo conquistou a oitava colocação geral no último ano.

“Eliminamos muitas das variáveis que sabíamos que estavam fracas”, disse Gene Haas, fundador da empresa. “Nós nos concentramos em coisas que vão fazer nosso carro ser mais consistente e que vão diminuir a lacuna que há entre nós e as melhores equipes”.

O carro já foi projetado com as alterações previstas para a categoria neste ano: a integração do halo e a proteção de cockpit. ”Levou um tanto de estudo por parte do pessoal da aerodinâmica, mas os designers tiveram que trabalhar muito para modificar o chassi para que o halo pudesse sobreviver às cargas obrigatórias”, explicou Guenther Steiner, diretor da equipe.

Os testes do VF-18 serão feitos no Circuito de Barcelona, na Espanha, entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março. Poucos dias depois, entre 6 e 9 do próximo mês, o carro volta para as pistas antes do Grande Prêmio da Austrália, que acontece em 25 de março, em Melbourne. Em 2018, a Haas segue com os mesmos pilotos da última temporada, o francês Romain Grosjean e o dinamarquês Kevin Magnussen.