Com carros mais rápidos, recorde de 2004 pode ser batido neste domingo - Gazeta Esportiva
Com carros mais rápidos, recorde de 2004 pode ser batido neste domingo

Com carros mais rápidos, recorde de 2004 pode ser batido neste domingo

Gazeta Esportiva

Por José Victor Ligero e Marcelo Baseggio

12/11/2017 às 08:00

São Paulo, SP




Com pneus mais largos e novos componentes de aerodinâmica, os carros da Fórmula 1 estão mais rápidos em 2017. Tanto que a expectativa para este domingo é de que o recorde de volta mais rápida durante uma corrida do GP do Brasil seja finalmente batido.

A marca pertence a Juan Pablo Montoya, que atualmente compete pela Fórmula Indy. Em 2004, quando os carros utilizavam motores V10, o colombiano, então piloto da Williams/BMW, fez a melhor volta da história do Autódromo de Interlagos, com o tempo de 1min11s473. Na ocasião, ele ainda venceu a prova.

Na sexta-feira, seis pilotos baixaram o tempo de Montoya durante os dois primeiros treinos livres. Na classificação de sábado, o finlandês Valtteri Bottas instituiu o novo recorde de pole position, com o tempo de 1min08s322. O piloto da Mercedes superou o atual campeão e aposentado Nico Rosberg, que havia registrado 1min10s023, em 2014.

Além da maior potência dos carros em relação aos últimos anos, o clima é outro fator favorável à quebra do recorde de Juan Pablo Montoya. A previsão é de que faça sol e não chova durante a corrida, marcada para começar às 14 horas (de Brasília).

Com 262 pontos, Bottas é o terceiro colocado do Mundial e briga com o alemão Sebastian Vettel pelo vice-campeonato. O finlandês, que faz sua melhor temporada na F1, está confiante para a prova no traçado paulistano. “Nas últimas semanas tenho me sentido cada vez melhor no carro. Tivemos fortes problemas, aprendemos bastante com os erros, e as últimas corridas têm sido bem melhores. Estou contente com o desempenho”, afirmou.

Após o GP do Brasil, o Mundial de Fórmula 1 parte para a sua 20ª e última etapa do calendário 2017. Ela será realizada em Abu Dhabi, no dia 26 de novembro, com o britânico Lewis Hamilton já definido como campeão.

Conteúdo Patrocinado