Alonso critica FIA e diz que pilotos da Fórmula 1 são amadores

São Paulo , SP
22/10/2018 13:39:50

Em: Bastidores, Fórmula 1, Motor
Alonso disse que a F1 está repleta de pilotos amadores (Foto: Clive Mason/AFP)

O Grande Prêmio dos Estados Unidos terminou cedo para Fernando Alonso, que neste domingo teve de abandonar a pista de Austin, no Texas, após um choque provocado por Lance Stroll, da Willians. De volta ao paddock, o piloto da McLaren se mostrou bastante irritado com o ocorrido, criticando parte dos corredores da Fórmula 1 e culpando a FIA pelo amadorismo na categoria.

“Não estou chateado. Estou decepcionado, porque estou nos Estados Unidos há nove dias para fazer uma corrida, e em 600 metros eu sou jogado para fora”, afirmou, atendendo à imprensa. “Há mais amadores aqui do que em outras categorias. O nível está mais baixo. Eu corro no WEC e eles também são muito agressivos. Temos três categorias diferentes, alguns pilotos amadores na GTE-AM, mas ninguém bate um no outro. É outra mentalidade”, completou.

Alonso, durante treino do GP dos EUA, no Texas (Foto: Clive Mason/AFP)

Enquanto Alonso teve que abandonar a corrida, Stroll recebeu apenas um drive-through (passagem obrigatória pelos boxes) como punição, continuando a competir normalmente. Assim que ocorreu o acidente, o espanhol usou o rádio da equipe para manifestar seu descontentamento: “É impossível correr com esses caras”.

“É assim que as coisas são, mas é mais um problema para a FIA se eles continuarem permitindo esse tipo de pilotagem. Guio em outra categoria com pilotos amadores, em tese, e nunca houve um problema”, apontou. “Talvez, se houver um grande acidente, eles farão algo. Até lá, continuaremos tentando nos divertir em outras categorias, onde corremos contra 34 carros, contra pilotos amadores, contra homens de 60 anos e nada disso acontece. Aqui nós precisamos de para-choques, assim como karts de aluguel, para que aí possamos bater um no outro”, completou.

Ao fim do GP, porém, Alonso utilizou uma de suas redes sociais para dar outro tom à sua frustração. Dizendo ter visto o replay do acidente, ele apontou que “não havia muito o que fazer, havia muitos carros juntos na curva 4. Apenas azarado hoje”, escreveu.