Wada confirma doping de 99 atletas por uso de Meldonium em 2016 - Gazeta Esportiva
Wada confirma doping de 99 atletas por uso de Meldonium em 2016

Wada confirma doping de 99 atletas por uso de Meldonium em 2016

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/03/2016 às 16:27

São Paulo, SP

Este foi o primeiro caso de doping na carreira de Sharapova (Foto: Kevork Djansezian/AFP)
Este foi o primeiro caso de doping na carreira de Sharapova (Foto: Kevork Djansezian/AFP)


Após a tenista Maria Sharapova ter sido pega no exame de doping devido à utilização de Meldonium, a Agência Mundial Antidoping (Wada) divulgou, nesta sexta-feira, um dado alarmante. Desde o início de 2016, 99 atletas foram testados positivamente pelo uso da mesma substância.

Leia mais:

A informação foi divulgada pelo porta-voz da Wada, Ben Nichols, que comunicou o número de atletas acusados, os quais foram notificados pelos órgãos correspondentes.

"Podemos confirmar que desde o dia 1º de janeiro de 2016, data na qual o Meldonium passou a ser proibido, registramos 99 casos positivos. Esses casos foram encontrados em diferentes laboratórios credenciados pela Wada, e relatados pelas federações nacionais esportivas ou agências nacionais antidoping", declarou à AFP.

Até o momento, 16 casos de doping pela droga foram confirmados, sendo sete deles associados a atletas russos. O Meldonium pode ajudar no desempenho durante uma partida, além de acelerar a recuperação física dos atletas.

Na última segunda, Sharapova declarou que seu exame de doping acusou a presença do Meldonium. A tenista ressaltou que usava o medicamento há anos e não tomou conhecimento quando este foi proibido. A suspensão da russa entre em vigor neste sábado e sua punição ainda não foi divulgada.

Conteúdo Patrocinado