Testes antidoping de Pequim serão refeitos e podem tirar atletas do Rio - Gazeta Esportiva
Testes antidoping de Pequim serão refeitos e podem tirar atletas do Rio

Testes antidoping de Pequim serão refeitos e podem tirar atletas do Rio

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/03/2016 às 17:21

São Paulo, SP

Testes anti-doping das Olimpíadas de Pequim serão reavaliadas (Divulgação/COI)
Testes anti-doping das Olimpíadas de Pequim serão reavaliadas (Divulgação/COI)


O diretor-médico do Comitê Olímpico Internacional, Richard Budgett, revelou, à Associated Press, que todos os esportistas que estarão presentes no Rio, e que tenham disputado os Jogos de 2008, em Pequim, terão seus testes de oito anos atrás analisados novamente. Caso o resultado indique alguma substância proibida, os atletas flagrados deverão ser impedidos de disputar a competição, em agosto.

Leia mais:

Testes referentes aos Jogos de Londres também serão reanalisados, mas a maioria terá suas conclusões após a disputa no Brasil. "Nossa intenção é guardar algumas amostras para utilizarmos os avanços que teremos nos próximos seis anos", relatou o dirigente.

"Queremos proteger os atletas que competem de maneira limpa e estarão no Rio. Queremos garantir que esportistas que trapacearam em 2008 não disputem as Olimpíadas em 2016", garantiu Budgett, que explicou o motivo pelo qual haverá novas análises: "Novos tipos de teste estão disponíveis agora. As amostras estão em período de reavaliação".

Para o diretor, este processo estará concluído dentro de algumas semanas, e quem testar positivo dificilmente virá ao Rio. "Se descobrirmos alguma coisa, abriremos processo de punição, e dificilmente esses atletas competirão nos Jogos Olímpicos de 2016", revelou o dirigente.

Casos recentes de doping, como o da brasileira Ana Cláudia Lemos e da tenista Maria Sharapova, movimentaram o noticiário esportivo nos últimos dias. Além disso, o atletismo russo está, por enquanto, impedido de disputar os Jogos Olímpicos no Rio, também devido a escândalos relacionados a substâncias proibidas.

Conteúdo Patrocinado