Gazeta Esportiva |

Praia de Copacabana vai receber etapa do Mundial de vôlei de praia

Em Mais Esportes, Olimpíadas 2016, Vôlei
Publicado em 18/03/2015 11:11:00 Compartilhe
GazetaEsportiva.net - Rio de Janeiro , SP - Brasil

Maior campeão do vôlei de praia com 35 títulos, o Brasil novamente será palco de uma etapa do Circuito Mundial da modalidade. Desta vez, a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, será palco dos jogos da competição entre os dias 1º e 6 de setembro. A etapa também servirá como evento-teste para as Olimpíadas de 2016, a serem realizadas no mesmo local.

Desde 1989, quando o vôlei de praia foi profissionalizado, o Brasil sediou etapas do tour mundial em todos os anos. Foram 28 oportunidades ao todo, sendo 14 na capital carioca. Copacabana não recebe jogos do Circuito Mundial desde 2004, quando as brasileiras Ana Paula e Sandra Pires e os alemães Markus Dieckmann e Jonas Reckermann conquistaram com o título. O Diretor de Vôlei de Praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Fúlvio Danilas, comemorou a realização de mais um evento em território brasileiro.

“Ficamos felizes em anunciar que teremos em 2015 mais uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia no Brasil, algo que já vem acontecendo há décadas. Não poderíamos de deixar de participar neste ano. Foi uma prioridade da CBV trazer esta etapa de volta, pois houve um momento que ele não aconteceria, mas agora está confirmado”, afirmou o dirigente, destacando a importância do evento para a adaptação dos atletas ao palco dos Jogos Olímpicos.

“Este será um evento oficial da FIVB e contará com a colaboração do comitê Rio 2016, que fará alguns testes operacionais. Acima de tudo, será uma motivação extra para os atletas participarem deste evento, pois vão jogar no mesmo local onde será montada a arena olímpica restando menos de um ano para a realização dos Jogos. Todo o atleta que tem como sonho participar do Rio 2016 tem o interesse em vir aqui e se aclimatar à cidade e ao ambiente, já visando a preparação para os jogos”, finalizou.

O Circuito Mundial é disputado em diversas etapas ao redor do mundo, e a dupla que somar mais pontos ao longo do ano se sagra campeã. O Brasil é o maior campeão com 35 títulos, sendo 20 na chave feminina e 15 na masculina. As atuais campeãs são a cearense Juliana e a pernambucana Maria Elisa. Entre os homens, os letões Janis Smedins e Aleksandrs Samoilovs são os atuais bicampeões.

Até o momento estão confirmados 19 eventos para o Circuito Mundial, cada um deles com premiações e pontuação distintas. Serão disputados nove Abertos, cinco Grand Slams, quatro Major Series, as Finais e o Campeonato Mundial, mas ainda não foi definida qual será a etapa brasileira.

Comente