Minas vence Taubaté e vai encarar o Cruzeiro na final da Copa do Brasil - Gazeta Esportiva
Minas vence Taubaté e vai encarar o Cruzeiro na final da Copa do Brasil

Minas vence Taubaté e vai encarar o Cruzeiro na final da Copa do Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/01/2019 às 13:38

São Paulo, SP

O Minas é o segundo finalista da Copa Brasil masculina de vôlei 2019. Na noite (26) em que o Cruzeiro já havia garantido a primeira vaga na grande decisão, a equipe de Belo Horizonte carimbou seu passaporte ao superar o EMS Taubaté por 3 sets a 2: 34/32, 20/25, 20/25, 25/22 e 15/9, em partida realizada no ginásio Jones Minosso, em Lages (SC), que recebe toda a fase final da competição.

A decisão pelo título, então, será mineira, entre o atual campeão, Cruzeiro, e o Minas. A partida será neste domingo (27), às 19h30, novamente no Jones Minosso.

Minas venceu jogo muito equilibrado (Foto: Nilton Wolff/Divulgação)


Apesar do resultado negativo do seu time, o ponteiro Lucarelli foi o maior pontuador do confronto, com 19 acertos. Um dos destaques da equipe mineira, o levantador e capitão, Marlon, sempre no comando do grupo dentro de quadra, parabenizou o grupo mineiro pelo resultado e mostrou felicidade com a classificação para final da Copa Brasil.

“Para nós foi um resultado duplo porque, além da classificação para a final, ainda não tínhamos vencido o Taubaté desde a última Superliga Cimed. Mostramos que podemos brigar na parte de cima da tabela e vencer as equipes grandes fazendo um trabalho criterioso”, destacou Marlon.

O capitão ainda comentou sobre a noite de hoje. “Foi uma vitória fantástica e vamos com tudo para essa final. Deixamos a ansiedade passar e retomamos a coragem no jogo. Além disso, os jogadores que entraram, como o Piá e o Davy, deram mais energia para o time e os detalhes fizeram a diferença para nós”, analisou Marlon.

O ponteiro Lucarelli, do EMS Taubaté Funvic, lamentou a derrota e mostrou foco já nos próximos desafios da temporada.“Acredito que o primeiro set da partida foi decisivo. Eu, particularmente, não fui bem no ataque e isso atrapalhou bastante. A expectativa era muito alta e essa derrota traz uma decepção forte. Vou ficar chateado alguns dias, mas na semana que vem já tem jogo pela Superliga. Também tenho que dar os parabéns ao Fiat/Minas, que fez uma excelente partida”, afirmou Lucarelli.

O jogo

Felipe Roque abriu o placar da partida. O Taubaté respondeu. Flávio bloqueou e o Minas empatou: 3/3. Com Douglas, a equipe paulista abriu dois (5/3). Mais uma vez com Douglas, dessa vez no bloqueio, 7/5. Roque pontuou três vezes seguidas e o Minas virou o placar em 10/9. Com Bob pela entrada de rede, o Minas chegou a 14/11 e o técnico adversário pediu tempo. A equipe mineira ainda marcou 16/12. Athos bloqueou e o Taubaté aproximou no placar (16/18), forçando Nery Tambeiro a pedir tempo. No ace de Lucarelli, o time de Taubaté encostou de vez: 20/21. No erro do adversário, 21/21. Com Lucarelli bem no saque, o EMS Taubaté Funvic marcou 23/21. O set ganhou ainda mais em emoção com o empate em 24/24. O jogo seguiu extremamente equilibrado, até que, com Flávio, o Minas fechou em 34/32.

Com Honorato, na habilidade, o time mineiro marcou 3/2 logo no começo do set. No ponto de saque de Douglas, o Taubaté virou o placar (4/3) e Nery pediu tempo. A equipe paulista teve cinco de vantagem em 13/8. O Minas pontuou duas vezes e reduziu a diferença: 10/13. Na largadinha de Vissotto, 16/11. Cledenilson atacou pelo meio de rede e o time mineiro fez 15/19. No bloqueio de Flávio, a vantagem de Taubaté caiu (17/20) e Castellani pediu tempo. No erro do adversário, o Minas fez 19/21 e deu mais equilíbrio a reta final do set. Com ponto de saque de Uriarte, o time paulista fechou em 25/20.

O terceiro set começou com equilíbrio, com as equipes empatando em 3/3. O Taubaté abriu três em 6/3. A vantagem paulista aumentou em 11/6. Com Athos, a equipe dirigida pelo técnico Daniel Castellani chegou a 14/9. Douglas pontuou em uma bola pelo fundo meio e a equipe de Taubaté chegou a 18/12. Contando com erros do adversário, os paulistas ainda colocou a ampla vantagem de 20/13. O Minas reagiu, passou a pontuar mais e diminuiu a distância no placar para 18/23. Depois disso, cada equipe marcou dois pontos e a parcial foi encerrada com vitória para Taubaté em 25/20.

O quarto set esteve igual até o 3/3. O Taubaté abriu dois (5/3) e os mineiros novamente empatou. No erro do adversário, a equipe mineira assumiu o comando do marcador: 8/7. Piá conseguiu um ponto de saque que levou o Minas a 11/9. No ace de Flávio, 14/11. Castellani pediu tempo. Honorato marcou 15/13. A vantagem do time de Nery Tambeiro foi a três em 19/16. Depois de passar, Honorato atacou e levou seu time a 22/19. Cledenilson marcou 23/19 e Castellani parou o jogo. O Minas venceu por 25/22 e levou a decisão para o tie break.

O set decisivo começou como os outros: equilibrado. No bloqueio, o Minas fez 3/2. Com Davy, no contra-ataque, o time mineiro marcou 4/3. O oposto foi para o saque e pontuou: 5/3. O Taubaté chegou ao ponto de empate em 5/5. No contra-ataque, Honorato pontuou e a equipe de Belo Horizonte chegou a dois de vantagem na troca de quadra: 8/6. Honorato marcou 10/7. Com Davy, o Minas fez 12/9. O time mineiro seguiu no comando do marcador e fechou em 15/9.

Conteúdo Patrocinado