Suspenso, Wallace perderá a final da Superliga - Gazeta Esportiva
COB suspende Wallace, do Cruzeiro, que perderá a reta final da Superliga de Vôlei

COB suspende Wallace, do Cruzeiro, que perderá a reta final da Superliga de Vôlei

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/04/2023 às 16:54

São Paulo, SP

Nesta segunda-feira, o oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, foi punido pelo Conselho de ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e não disputará a fase final da Superliga. O Comitê acusou o jogador de "incitar a violência" contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva através de um post nas redes sociais, que foi feito no dia 31 de janeiro.

O atleta publicou uma foto em um estande de tiro, segurando uma arma de fogo e abriu uma caixa para perguntas dos seus seguidores. Um deles perguntou se Wallace usaria a arma para atirar no rosto do presidente Lula. Apoiador declarado de Jair Bolsonaro, o jogador republicou a mensagem com uma enquete: "Alguém faria isso?" As alternativas de resposta eram "sim" e "não".

O medalhista olímpico recebeu uma suspensão de 90 dias das atividades relacionadas ao COB e organizações sob a égide do sistema olímpico brasileiro. Wallace também não pode ser convocado pelo período de um ano para a Seleção Brasileira, da qual já havia se aposentado.




A decisão do Conselho foi unânime. Em nota, o COB declarou que Joanna Maranhão, integrante do júri, não poderia participar do julgamento por apoiar declaradamente o presidente Lula.

Wallace está afastado dos jogos desde o dia 3 de fevereiro. Como a final da Superliga acontecerá no dia 30 de abril, o oposto não conseguirá retornar a tempo para defender o Cruzeiro. O jogador já havia desfalcado sua equipe na Copa Brasil, mas isso não impediu o título do Sada.

No início de março, o COB havia decidido, também por unanimidade, prorrogar por mais 30 dias a suspensão do oposto. Além disso, Wallace foi alvo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Voleibol. No entanto, o Tribunal alegou que não havia relação das atitudes do atleta com o esporte e arquivou a denúncia.

Conteúdo Patrocinado