Aos 39, Serginho retorna à Seleção Brasileira por falta de sucessor à altura - Gazeta Esportiva
Aos 39, Serginho retorna à Seleção Brasileira por falta de sucessor à altura

Aos 39, Serginho retorna à Seleção Brasileira por falta de sucessor à altura

Gazeta Esportiva

Por Olga Bagatini, especial para a GE.net

14/04/2015 às 10:00

São Paulo, SP


Quase três anos depois de anunciar sua aposentadoria da Seleção Brasileira de vôlei, o líbero Serginho está de volta. O atleta de 39 anos, uma das maiores referências mundiais na posição, foi relacionado pelo técnico Bernardinho na lista de convocados para a Liga Mundial, divulgada na manhã de segunda-feira. Durante a coletiva, o comandante relevou que Escadinha voltará a defender a equipe verde-amarela, pela qual não atua desde as Olimpíadas de Londres, em 2012, quando o Brasil perdeu para a Rússia em uma virada histórica e ficou com a prata.


“Quando eu saí da Seleção Brasileira sempre falei que se precisassem de mim e me convocassem, eu voltaria, mas torcia muito para que não precisasse. Sempre deixei isso muito claro e quando o Bernardo me ligou, falando que nas Olimpíadas do Rio não ia dar para fazer teste e que ele levaria os melhores. Me perguntou como é que eu estava e eu respondi que estava me sentindo bem, bem fisicamente, minhas costas também estavam bem. Ele disse que estava precisando de mim e então me convocou”, explicou Serginho em entrevista à Gazeta Esportiva.Net.


Vice-campeão da Superliga com o Sesi-SP no último domingo, o líbero contou que optou por deixar a Seleção após os Jogos de Londres pensando em dar espaço para outros atletas, já visando a uma futura renovação. No entanto, os sucessores Mário Jr. e Felipe não conseguiram se firmar como pilares na equipe comandanda por Bernardinho. De acordo com Escadinha, o primeiro tem consciência de grupo, mas passou por um "momento ruim" que o impediu de ganhar a confiança do treinador. O segundo é novo e ainda precisa "ganhar experiência e ser lapidado". 


Apesar de faltarem menos de 500 dias para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o principal objetivo de Serginho nesse momento é a disputa da Liga Mundial, em maio deste ano, quando o atleta vai em busca de seu oitavo título.


Heptacampeão da Liga Mundial, Serginho está de volta à Seleção Brasileira (foto: Gaspar Nóbrega)
Heptacampeão da Liga Mundial, Serginho está de volta à Seleção Brasileira (foto: Gaspar Nóbrega) - Credito: Gazeta Press


“O Brasil é uma equipe forte e quando eu saí, queria que outros líberos fossem testados, até porque eu sabia que uma hora a gente ia ter que fazer uma renovação. Precisamos de gente nova na posição. O fato de hoje eu estar feliz por ter sido convocado é para jogar a Liga Mundial. Olimpíadas são só no ano que vem, é outra história”, afirmou o campeão olímpico em Atenas 2004. 


Por ser o palco dos próximos Jogos, o Brasil foi escolhido pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para sediar a fase final da Liga Mundial, o que servirá como evento-teste para 2016. Assim, o time já está automaticamente classificado para o mata-mata. A Liga será a principal competição do time na temporada, uma vez que o Brasil não precisará disputar a Copa do Mundo e vai com a Seleção B para os Pan-Americano de Toronto, em julho, pois o torneio coincide com a reta final do campeonato mundial. Além disso, a Seleção também tem na programação o Campeonato Sul-Americano e alguns torneios amistosos. 


"Sediar as finais da Liga será um teste gigantesco para a Seleção, principalmente para esse grupo. Veremos como estamos em relação aos outros países, mas vai vir pedreira aí. Com certeza virão grandes potências do voleibol como Estados Unidos, Rússia, Polônia, Itália e Irã, que vem surpreendendo", projetou. 


Vice-campeão em Londres 2012, Serginho quer ganhar espaço na Liga Mundial para depois pensar no Rio (foto: Gaspar Nóbrega)
Vice-campeão em Londres 2012, Serginho quer ganhar espaço na Liga Mundial para depois pensar no Rio (foto: Gaspar Nóbrega) - Credito: Gazeta Press


A equipe verde-amarela figura no Grupo A ao lado da Sérvia, Itália e Austrália, e a delegação terá que viajar a esses países para os duelos da primeira fase. Porém, durante o anúncio do convocação, Bernardinho explicou que Escadinha, por "não ser mais um garoto", terá uma programação diferenciada do restante do elenco. Além de ser submetido a avaliações, o líbero será poupado de viagens longas. A ideia partiu do próprio jogador. 


"Eu até brinquei com o Bernardo quando ele me contou qual era o grupo da Liga Mundial. Quando ele falou, eu pedi ‘pelo amor de Deus, não me leva para a Austrália (para onde os voos podem durar até 36 horas)’", contou o atleta. "Ele riu pra caramba e falou "depois a gente conversa sobre isso". Mas se eu tiver que ir, eu vou, mas espero que não precise".



A preparação para a Liga Mundial será realizada na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Os jogadores que estavam de férias se apresentam já nos próximos dias, enquanto aqueles que disputaram a fase final da Superliga terão mais tempo de folga antes de irem para a concentração. Serginho enfatizou a importância de focar primeiro na Liga, para só depois voltar as atenções para Rio 2016.
 

"É um passo de cada vez. Primeiro preciso conquistar meu espaço na Liga Mundial. Agora é só descansar e tentar fazer o melhor para poder jogar bem", finalizou. 


Aos 39 anos, o líbero será poupado de viagens longas para evitar o desgaste físico (foto: Gaspar Nóbrega)
Aos 39 anos, o líbero será poupado de viagens longas para evitar o desgaste físico (foto: Gaspar Nóbrega) - Credito: Gazeta Press

Conteúdo Patrocinado