Duplas brasileiras disputam etapa na China buscando pontos na corrida olímpica - Gazeta Esportiva
Duplas brasileiras disputam etapa na China buscando pontos na corrida olímpica

Duplas brasileiras disputam etapa na China buscando pontos na corrida olímpica

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/04/2019 às 14:14

São Paulo, SP

Etapa chinesa conta pontos para a corrida olímpica (Foto: Divulgação/FIVB)


As duplas brasileiras disputam nesta semana a etapa quatro estrelas de Xiamen, na China, do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. O torneio da Federação Internacional de Voleibol soma pontos para a corrida olímpica brasileira e terá a participação de até 10 duplas na fase de grupos. Os duelos vão desta terça, dia 23, a domingo, 28, e a etapa marca a estreia de diversos times do país no tour internacional.

Os torneios do Circuito Mundial são divididos em estrelas, indo de cinco a uma, e Xiamen é a terceira etapa quatro estrelas da temporada, após as disputas de Haia, na Holanda, na primeira semana de janeiro, e Doha, no Qatar, em março, que contou apenas com o naipe masculino. Com isso, a parada chinesa será a primeira da corrida olímpica para o naipe feminino.

As duplas campeãs em Xiamen recebem 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e uma premiação de cerca de R$ 75 mil. A cidade chinesa recebe etapas do tour desde 2013 e o Brasil já foi campeão em três oportunidades, com Alison/Vitor Felipe, em 2013, Juliana/Maria Elisa, em 2014, e Fernanda/Bárbara, em 2017.

Tendo conquistado o título geral da temporada 18/19 do Circuito Brasileiro no início deste mês, em João Pessoa, na Paraíba, Fernanda Berti e Bárbara Seixas chegam embaladas para o primeiro compromisso internacional.

"Estamos felizes por estarmos muito bem, fisicamente e tecnicamente. Toda preparação foi pensada na corrida olímpica, o título motiva e é um presente que mostra que o trabalho está sendo bem realizado, mas sabemos que a disputa será muito intensa. Vamos buscar manter essa regularidade que tivemos no brasileiro, também no Circuito Mundial", disse Fernanda.

Maria Elisa, que busca sua segunda participação olímpica, após ter disputado os Jogos de Londres, também falou sobre a forte preparação para a primeira disputa no tour.

"Viver uma experiência olímpica é o sonho de qualquer atleta. Eu pude vivenciar isso em 2012 e sentir o quanto é especial. Mas já ficou para trás. Guardo com muito carinho todas as lembranças, mas agora quero viver uma nova história com a Carol e a minha equipe. Fizemos tudo que podíamos nesses últimos quatro meses. Digo isso em todos os aspectos, porque o vôlei de praia vai muito além do que só estar na quadra", destacou.

No naipe masculino, Vitor Felipe, que passou a formar dupla com Pedro Solberg em fevereiro deste ano, comentou a expectativa para a segunda competição do time no tour internacional.

"Estamos cada vez melhores, me sinto mais confortável na saída de rede, que foi a posição que passei a ter em quadra ao lado do Pedro. E evoluindo nos aspectos defensivos. O entrosamento está muito bom, fico muito feliz com o que vejo nos treinamentos. Ver esse crescimento é muito bom. A expectativa é muito boa, acredito que estamos merecendo nosso primeiro pódio e a cada dia que passa a confiança no trabalho aumenta. Vamos buscar uma medalha na China", disse o defensor paraibano.

Na corrida olímpica do Brasil, apenas os eventos de quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial, são contabilizados, cada um com peso correspondente. Além disso, os times terão uma média dos 10 melhores resultados obtidos, podendo descartar as piores participações. Só valem os pontos obtidos juntos, como dupla.

Na primeira etapa da corrida olímpica brasileira no naipe masculino, em Doha, Guto/Saymon e Pedro Solberg/Vitor Felipe ficaram na nona posição, somando 400 pontos. Evandro/Bruno ficou em 17º, somando 320 pontos, mesma colocação de Alison e André Stein, que posteriormente terminaram a dupla, se juntando a novos parceiros.

A corrida olímpica interna das duplas brasileiras acontece em paralelo à disputa da vaga do país, que segue as regras da FIVB. Cada nação pode ser representada por, no máximo, duas duplas em cada naipe.

Os países possuem quatro maneiras de garantir a vaga: vencendo o Campeonato Mundial 2019; sendo finalistas do Classificatório Olímpico, que será disputado na China, também em 2019; estando entre as 15 melhores duplas do ranking olímpico internacional; vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa). O Japão, sede, tem uma dupla em cada naipe já garantida.

A fase de grupos em Xiamen terá oito chaves com quatro duplas cada, jogando entre si. Os primeiros colocados avançam direto às oitavas de final, Round 2, enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada extra, a repescagem, Round 1, e a partir desta fase, os jogos seguem no formato de eliminatória direta, com oitavas, quartas, semifinais e finais.

Conteúdo Patrocinado