Tênis/ Premier de Wuhan

Venus sofre, mas bate britânica e pega algoz de irmã na semi

São Paulo , SP
01/10/2015 12:04:15 — 01/10/2015 12:09:28

Em: Mais Esportes, Tênis
A veterana Venus Williams poderá vingar a irmã Serena nas semifinais do Premier de Wuhan (Foto: Fred Dufour/AFP)
A veterana Venus Williams poderá vingar a irmã Serena nas semifinais do Premier de Wuhan (Foto: Fred Dufour/AFP)

A veterana Venus Williams, 24ª colocada no ranking mundial, sofreu para se classificar às semifinais do Premier de Wuhan, na China. Na manhã desta quinta-feira, a norte-americana de 35 anos precisou de 2h39 para vencer a britânica Johanna Konta, número 66 da lista da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/5.

O começo da partida deu a impressão de que a ex-número 1 do mundo venceria com tranquilidade e em pouco tempo. Instáveis no saque, as duas tenistas somaram cinco quebras no primeiro set, três a favor de Venus e duas de Konta, o que resultou na vitória da americana.

Na segunda parcial, porém, Venus caiu muito de rendimento. Sem ameaçar o saque da britânica, a veterana foi quebrada em duas oportunidades e viu a adversária empatar o confronto.

No terceiro e decisivo set, as duas mantiveram-se irregulares. Johanna Konta sacou para o jogo em 5/3, mas sentiu a pressão, perdeu quatro games consecutivos e viu Venus “reviver” na partida para se classificar às semifinais.

O próximo desafio da detentora de sete títulos de Grand Slam será a italiana Roberta Vinci (18ª), classificada após ter superado a tcheca Karolina Pliskova (12ª) por 7/6 (7-2) e 6/3. O duelo acontecerá na madrugada desta sexta-feira, a partir das 04h00 (de Brasília).

Caso vença, Venus vingará a irmã Serena, que caiu para Vinci nas semifinais do Aberto dos Estados Unidos, em setembro, impedindo de ser realizado o objetivo da mais nova das irmãs Williams, que sonhava em ser campeã dos quatro Grand Slams em uma única temporada. Venus conta com o retrospecto histórico para bater a italiana, já que venceu todos os três confrontos.

Muguruza vence e fica perto do top-5

A espanhola Garbiñe Muguruza (8ª), vice-campeã em Wimbledon, derrotou com tranquilidade a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova (29ª) com um duplo 6/2 e assegurou a vaga nas semifinais.

Além disso, ela também ficou muito próxima de alcançar o grupo das cinco melhores no ranking mundial. A espanhola só não conseguirá o feito se a alemã Angelique Kerber (13ª) for campeã em Wuhan.

Será, justamente, a germânica a adversária de Muguruza nas semifinais. Kerber despachou a norte-americana Coco Vandeweghe, que abandonou a quadra por lesão quando perdia por 6/1 e 3/1. A partica está marcada para a manhã desta sexta, às 07h30.