O Next Gen Finals, torneio de que reúne desde 2017 os melhores tenistas da temporada com menos de 22 anos, será realizado em Jidá, na Arábia Saudita, de 2023 a 2027, anunciou a ATP nesta quinta-feira.
A Arábia Saudita sucede a Milão, na Itália, que foi sede das cinco primeiras edições da competição.
Em 2023, será realizada entre 28 de novembro e 2 de dezembro. Será o primeiro torneio oficial de tênis organizado na Arábia Saudita.
"O circuito ATP é realmente global e explorar novos mercados é essencial para o desenvolvimento do jogo. Trazer o Next Gen Finals para Jidá é uma oportunidade para inspirarmos novos fãs em uma região onde a população jovem é muito numerosa", disse o presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, em comunicado.
✨ Jeddah is next ✨
The world's top eight 21-and-under singles players are set to put their talents on display in a new city!
📍 Jeddah
📆 28 November - 2 December 2023#NextGenATPFinals pic.twitter.com/VfnBfnMkjs
— Next Gen ATP Finals (@nextgenfinals) August 24, 2023
O Next Gen ATP Finals é frequentemente usado para testar novas regras, como por exemplo os sets de quatro games. Carlos Alcaraz, Jannik Sinner e Stefanos Tsitsipas são alguns dos tenistas que já conquistaram o torneio.
A Arábia Saudita tem usado os esportes, nos últimos anos, para diversificar suas atividades econômicas para além do petróleo e desenvolver seu turismo.
Nos últimos meses, seus clubes de futebol contrataram grandes nomes, como Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Neymar e Sadio Mané.
Riade, capital do reino, organiza uma prova do Mundial de Fórmula 1 desde 2021, assim como o Rally Dakar.
✨ Jeddah is next ✨
Learn more about the announcement here: https://t.co/sGZlnVGif9#NextGenATPFinals https://t.co/zwncWdOd8I
— ATP Tour (@atptour) August 24, 2023