Tênis/ATP 500 de Viena

Melo vai à semi em Viena, faz história e será número 1 do mundo

São Paulo , SP
23/10/2015 20:25:59 — 23/10/2015 23:40:21

Em: Mais Esportes, Tênis
Ao lado de Lukasz Kubot, Marcelo Melo avançou à semi em Viena e será número 1 no ranking (Foto: Greg Baker/AFP)
Ao lado de Lukasz Kubot, Marcelo Melo avançou à semi em Viena e será número 1 no ranking (Foto: Greg Baker/AFP)

Esta sexta-feira transformou-se em um dia histórico para o esporte brasileiro. O tenista Marcelo Melo, jogando ao lado do polonês Lukasz Kubot, venceu os atuais campeões de Wimbledon, Jean-Julien Rojer e Horia Tecau, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/4, e avançou à semifinal do ATP 500 de Viena, na Áustria. Com isso, ascenderá à primeira posição no ranking de duplas da ATP, sendo o primeiro brasileiro a ocupar o posto.

Melo também levará o país ao topo do tênis mundial após 14 anos, pois Gustavo Kuerten, o Guga, liderou o ranking individual da ATP pela última vez em novembro de 2001.

O atleta mineiro de 32 anos ocupa até o momento a terceira colocação no ranking, que já havia sido o posto mais alto de toda a sua carreira. Para chegar à liderança, ele contou com a eliminação do norte-americano Mike Bryan (antes segundo colocado atrás de seu irmão e número 1 Bob, que não está jogando por causa do nascimento de seu filho) ao lado de Steve Johnson na estreia em Viena.

Marcelo Melo se tornará o líder no dia 2 de novembro, quando a dupla estadunidense perderá os pontos do Masters 1000 de Paris. Atualmente, o brasileiro tem 7980 unidades, deverá ganhar pelo menos mais 90 (chegando a 8070) por Viena, e não terá mais nenhuma descontada até o fim do ano, enquanto Mike Bryan ficará com 7490 e, ainda que ganhe o ATP 500 da Basileia, na Suíça, chegará a 7990.

Prestes a aparecer no topo do ranking, o brasileiro já conquistou quatro títulos neste ano: o Masters 1000 de Xangai e o ATP 500 de Tóquio ao lado do sul-africano Raven Klaasen, além de Roland Garros e o ATP 500 de Acapulco jogando com o croata Ivan Dodig.

Agora, na semifinal do torneio austríaco, Melo e Kubot enfrentarão o espanhol David Marrero e o italiano Andreas Seppi. Do outro lado da chave, os australianos Jamie Murray e John Peers já garantiram vaga na decisão.