Luiz Guto Miguel entrou para a história do tênis brasileiro. Na manhã deste sábado, o tenista venceu o americano Michael Antonius por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, na final de Roland Garros Juvenil, disputada na Quadra Simonne-Mathieu, em Paris.
The rise of Luis Guto Miguel 🔥
From 2024 Roland-Garros Junior Series by Renault champion to 2026 Roland-Garros boys’ champion 🏆#RolandGarros pic.twitter.com/zQsYB0e7dd
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 6, 2026
Histórico!!!
Com o título, Guto se tornou o primeiro brasileiro campeão da categoria juvenil de Roland Garros. O último brasileiro a alcançar uma final de Grand Slam juvenil de simples masculino em Paris havia sido Luis Felipe Tavares, em 1967. Antes dele, Edson Mandarino, em 1959, e Thomaz Koch, em 1962 e 1963, também chegaram à decisão, mas terminaram com o vice-campeonato.
A conquista também colocará o tenista na liderança do ranking mundial juvenil da ITF, posição que passará a ocupar a partir da próxima segunda-feira.
Além disso, Luiz Guto Miguel entra para um seleto grupo de brasileiros campeões de Grand Slam juvenil em simples. Antes dele, apenas Thiago Fernandes, campeão do Australian Open de 2010, Thiago Wild, vencedor do US Open de 2018, e João Fonseca, campeão do US Open de 2023, haviam alcançado o feito.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
Resumo do jogo
LUÍS "GUTO" MIGUEL 2 x 0 MICHAEL ANTONIUS 🇺🇸
Competição: Roland Garros Juvenil | Final
Local: Quadra Simonne-Mathieu, em Paris (França)
Data: 6 de junho de 2026 (sábado)
Horário: 9h30 (de Brasília)
Sets
- 1º set:
Guto Miguel 6/3 Antonius
- 2º set:
Guto Miguel 6/4 Antonius
Como foi o jogo?
Após início equilibrado no primeiro set, Guto conseguiu a quebra de saque no quinto game e abriu 4 a 2 após confirmar o serviço na sequência. Com atuação consistente, o brasileiro manteve a vantagem e fechou a parcial em 6/3.
O segundo set teve roteiro semelhante, com o brasileiro controlando as ações. No entanto, ao sacar para o título, Guto acabou quebrado por Antonius.
Apesar do momento de pressão, o brasileiro voltou a elevar o nível no game seguinte e confirmou a vitória por 6/4 para conquistar o título em Paris.
Guto celebra título histórico
Após a conquista inédita para o tênis brasileiro, Guto Miguel destacou a emoção pelo título e valorizou o trabalho realizado ao lado de sua equipe.
“É um sentimento de alívio, também de gratidão por tudo que Deus tem feito na minha vida. Acho que é muito trabalho duro que eu e meu time estamos fazendo já há um bom tempo e agora estamos colhendo um pouco dos frutos. Eu sei que é um torneio juvenil, que sou o número 1 do mundo juvenil e que ainda tem muito mais por vir na minha carreira profissional, mas tenho que manter os pés no chão, aproveitar o momento agora e seguir trabalhando”, afirmou.
O brasileiro também comentou a dificuldade para fechar a partida e conquistar o troféu diante do norte-americano Michael Antonius.
“É sempre difícil fechar um jogo, ainda mais em uma final de Grand Slam, mas eu mantive minha cabeça focada, só jogando os pontos. Fiquei repetindo isso na minha cabeça: jogar ponto a ponto”, completou.