Ron Dennis deixa comando da McLaren após 36 anos - Gazeta Esportiva
Ron Dennis deixa comando da McLaren após 36 anos

Ron Dennis deixa comando da McLaren após 36 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/11/2016 às 18:15 • Atualizado: 16/11/2016 às 16:13

São Paulo, SP

Chefão da McLaren desde 1980, Ron Dennis renunciou ao comando da escuderia britânica nesta terça-feira. O dirigente passou por uma temporada complicada na equipe neste ano, e se viu forçado a abandoná-la por pressão dos acionistas do grupo. A informação foi dada pelo próprio Dennis, em comunicado oficial.

“Estou muito decepcionado em saber que os representantes da TAG e Mumtalakat, acionistas majoritários da McLaren, decidiram me forçar a deixar o comando da equipe mesmo após receberem fortes alertas de outros membros administrativos da equipe. Os avisos consistiam nas consequências desta atitude no negócio como um todo”, disparou Dennis.

(Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)
Ron Dennis se viu forçado a abandonar a chefia da McLaren após pressão de acionistas (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)


De acordo com o ex-chefão, os motivos utilizados como justificativa pelos representantes dos acionistas são falsos, e que sua maneira de comandar a equipe segue a mesma que sempre utilizou.

“Minha administração é a mesma de sempre, aquela que possibilitou a McLaren a se tornar um grupo tecnológico e automotivo que venceu 20 títulos da Fórmula 1, além de um crescimento financeiro que a faz valer 850 milhões de libras anuais”, completou. Vale ressaltar que foram oito títulos como construtores e 12 com seus pilotos.

Dennis ainda agradeceu a todos os colegas que trabalhou durante sua longa passagem pela escuderia britânica. “Por fim, está claro para mim que nenhum dos acionistas majoritários dividem a mesma visão acerca do potencial de crescimento da McLaren. Entretanto, minha primeira preocupação é a respeito do negócio que construí e os 3500 empregados”, continuou.

O dirigente afirmou que pretende continuar utilizando suas ações nas empresas para proteger os interesses e o valor da McLaren, além de auxiliar em seu futuro. Dennis também explicou que irá lançar uma nova tecnologia de investimento, assim que todos os seus compromissos contratuais com a McLaren estiverem finalizados.

O primeiro campeonato mundial da escuderia sob o comando de Ron Dennis foi com o austríaco Niki Lauda, em 1984, quando a McLaren faturou os títulos do mundial de pilotos e de construtores. O último foi com o inglês Lewis Hamilton, em 2008, que ainda luta pelo tetracampeonato da modalidade em 2016.

Na atual temporada, a dupla de pilotos da McLaren teve o espanhol Fernando Alonso, bicampeão da Fórmula 1 em 2005 e 2006, e o inglês Jenson Button, que faturou o troféu em 2009. Ambos os representantes não fizeram um bom ano, com Alonso terminando na décima colocação geral e Button na 15ª, (até o Grande Prêmio do Brasil).

Conteúdo Patrocinado