Primeiro Masters 1000 do ano não terá brasileiro na chave principal masculina - Gazeta Esportiva
Primeiro Masters 1000 do ano não terá brasileiro na chave principal masculina

Primeiro Masters 1000 do ano não terá brasileiro na chave principal masculina

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/03/2018 às 10:46 • Atualizado: 07/03/2018 às 13:24

São Paulo, SP

Rogerio Dutra Silva é um dos tenistas brasileiros fora do torneio de Indian Wells (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Com a divulgação do chaveamento do torneio de Indian Wells, o primeiro Master 1000 da temporada, o fã do esporte da bola amarela sentiu falta de nomes como Rafael Nadal, Stan Wawrinka e Andy Murray, todos eles ausentes devido a problemas físico. No entanto, o público também percebeu outra ausência: nenhum brasileiro estará na chave principal masculina.

A não presença de tenistas brasileiros reforça o momento ruim que os principais atletas do país vivem atualmente. Sendo Indian Wells um dos torneios de Master 1000 com mais atletas disputando, quase semelhante a um Grand Slam, a ausência se deve a queda brusca no ranking tanto de Thomaz Bellucci, Thiago Monteiro e Rogério Dutra Silvam, todos eles abaixo do top 100.

O momento do tênis brasileiro é um dos piores nos últimos anos. Além de praticamente nenhum resultado expressivo  nos principais torneios do calendário da ATP, seja em Master 1000 ou em Grand Slam, o país vive uma escassez de títulos sendo Bellucci o único tenista local a ter conquistado ao menos um torneio de nível 250 desde o fim da carreira de Gustavo Kuerten, o Guga (em 2008).

Além disso, Rogério Dutra Silva acabou de completar 34 anos e mesmo com um tênis bastante esforçado e dedicado, ainda não conseguiu chegar em uma final em nível ATP. Outro tenista brasileiro, Thiago Monteiro já teve boas vitórias como contra os franceses Gael Monfils e Jo-Wilfried Tsonga, mas ainda não alcançou um resultado de expressão. O melhor deles, foi a semifinal em Quito há algumas semanas.

Apesar das dificuldades financeiras, se comparado com os países europeus, o tênis sul- americano não vive um mau momento em 2018. Pelo contrário. O jovem chileno Nicolás Jarry vem mostrando um bom tênis e chegou nas semifinais do Rio Open e na final do Aberto de São Paulo. Já a Argentina terá sete tenistas locais em Indian Wells e o país teve duas ótimas semanas, com o título de Schwartzman no principal torneio 500 do continente e com a conquista de Juan Martin Del Potro em Acapulco.

 

 

Conteúdo Patrocinado