São Paulo abre última semana da intertemporada e se prepara para testes finais

Imagem ilustrativa para a matéria
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

O elenco do São Paulo inicia, na manhã desta segunda-feira, os últimos dias de intertemporada antes da retomada do Campeonato Brasileiro. Após folgar no último domingo, o Tricolor retoma a preparação e se prepara para os dois testes finais, com dois jogos-treino marcados para o fim da semana.

O Tricolor fará dois jogos-treino nesta sexta-feira, em dois períodos diferentes, no Super. De manhã, às 10h, a equipe são-paulino irá enfrentar a Ferroviária. Depois, um novo time, com jogadores diferentes, pegará o Grêmio Esportivo Mauaense no período da tarde, a partir das 14h.

Assim como nos jogos-treino contra Primavera e Santo André, a comissão técnica irá utilizar uma equipe diferente para cada atividade. Confira a programação completa da semana tricolor aqui.

O São Paulo trocou os amistosos pelos jogos-treino por questões de logística, focando em atividades no SuperCT e evitando um desgaste maior com eventuais viagens. Até aqui, os comandados do técnico Dorival Júnior disputaram quatro jogos-treino.

Inicialmente, o São Paulo empatou em 2 a 2 com o Juventus da Mooca, no SuperCT. Em seguida, ficou no empate sem gols com o Red Bull Bragantino, em Atibaia (SP). Já no último sábado, o Tricolor venceu o Primavera por 1 a 0 e, depois, goleou o Santo André por 4 a 1, ambos na Barra Funda.

Os testes de Dorival

O técnico Dorival Jr. aproveitou a intertemporada e os jogos-treino do São Paulo para promover testes e buscar alternativas para o segundo semestre. O clube irá disputar o segundo turno do Campeonato Brasileiro, no qual ocupa a oitava posição, e também o mata-mata da Copa Sul-Americana, já que se classificou direto às oitavas de final.

Um dos testes feitos pelo treinador foi relacionado ao posicionamento de André Silva. Centroavante de origem e tido como substituto direto de Calleri, ele foi testado mais recuado, como uma espécie de meia-atacante, tendo liberdade para flutuar. Dorival, inclusive, já utilizou o atleta na função em jogos oficiais antes da pausa.

Dorival também teve a oportunidade de testar Victor Sá pela primeira vez. O ponta foi contratado em definitivo até dezembro de 2029 e chegou para reforçar o ataque são-paulino. Ele ficou fora dos dois primeiros jogo-treino, mas esteve na atividade contra o Primavera e deixou suas primeiras impressões.

O treinador ainda ensaiou uma movimentação no meio-campo com Nicolas Bosshardt. O garoto é lateral esquerdo de origem, mas foi testado no setor, assim como Hugo Leonardo, que também vem ganhando oportunidade nos treinamentos.

Quem também voltou a chamar a atenção foi Ryan Francisco. O jovem de 19 anos desceu ao sub-20 antes da Copa para recuperar o ritmo de jogo após uma grave lesão no joelho. De volta aos treinos com o profissional, balançou as redes no jogo-treino contra o Santo André e tenta retomar espaço no time de cima, sobretudo com André Silva passando a atuar mais recuado.

Alternativas para a zaga

Dorival Jr. ainda busca alternativas para a zaga em meio à indefinição do São Paulo no mercado. O Tricolor esbarrou em dificuldades financeiras para avançar nas negociações com o Hoffenheim por Arthur Chaves e com o Porto por Felipe Silva. O clube ainda segue no mercado, mas tenta encontrar soluções mais baratas.

Com isso, o treinador tem utilizado Isac e Igão, dois zagueiros da base, nos treinos durante a intertemporada. Os dois ainda não tem presença garantida na equipe principal, mas vêm sendo observados pela comissão técnica. Isac, vale lembrar, já chegou a disputar um jogo no profissional quando esteve emprestado ao Red Bull Bragantino, em 2024.

As dificuldades do São Paulo no mercado, aliadas às diversas avaliações da diretoria, também levaram o zagueiro Arboleda a ser reintegrado. Dorival, portanto, ganhou reforços caseiros para o setor, que conta ainda com Alan Franco, Sabino, Osorio e Rafael Tolói.

Programação tricolor

O São Paulo só retorna aos gramados para compromissos oficiais no próximo dia 22 de julho, quando enfrenta o Athletico-PR. A bola rola às 21h30, pela 19ª rodada do Brasileirão, no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP), já que o Morumbis estará indisponível por shows do cantor Harry Styles.

Próximos jogos do São Paulo

São Paulo x Athletico-PR (19ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Data e horário: 22/07 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP)

Flamengo x São Paulo (20ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Data e horário: 26/07 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Conteúdo Patrocinado