OMS recomenda que 'locais pobres' sejam evitados durante Jogos - Gazeta Esportiva
OMS recomenda que 'locais pobres' sejam evitados durante Jogos

OMS recomenda que 'locais pobres' sejam evitados durante Jogos

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/05/2016 às 14:04

São Paulo, SP

Mario Andrada afirmou que nã há corrupção nas construções esportivas dos Jogos Olímpicos (Foto: Divulgação)
Organização Mundial da Saúde recomendou que 'áreas pobres' do Rio sejam evitadas durante Jogos (Foto: Divulgação)


A Organização Mundial da Saúde (OMS), pediu nesta quinta-feira, que atletas e visitantes que estarão nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro evitem passar por ‘áreas pobres’ e superlotadas da cidade. A recomendação busca diminuir as chances de contaminação pelo vírus zika.

Entretanto, um professor universitário canadense, Amir Attaran, que chegou a pedir que as Olimpíadas fossem adiadas devido à epidemia, considerou a recomendação da OMS completamente inapropriada. Attaran é especialista em saúde pública da Universidade de Ottawa.

O professor questionou a necessidade de utilizar a expressão ‘locais pobres e lotados da cidade, que não possuem água encanada e saneamento básico precário. “Isto é metade do Rio de Janeiro. Era melhor dizer para as pessoas não irem”, disparou.

A agência ainda reforçou nesta semana a recomendação para que grávidas evitem áreas afetadas pelo Zika vírus. Juntamente com isto, a OMS pediu para que gestantes cujos parceiros passarem pelo Rio de Janeiro, área de risco, pratiquem sexo seguro até o final da gravidez. Para não-gestantes, a recomendação é de quatro semanas de preservativo.

Além disso, a OMS afirmou que, por se passar durante o inverno brasileiro, o número de mosquitos Aedes aegypti será menor, causando assim uma possibilidade de risco reduzido de picadas durante as Olimpíadas.

Conteúdo Patrocinado