Phelps vence os 100m borboleta e vai em busca de mais um tetra olímpico - Gazeta Esportiva
Phelps vence os 100m borboleta e vai em busca de mais um tetra olímpico

Phelps vence os 100m borboleta e vai em busca de mais um tetra olímpico

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/07/2016 às 00:16 • Atualizado: 03/07/2016 às 00:19

São Paulo, SP

Michael Phelps fechou a seletiva americana com vaga em suas três principais provas (Foto: Tom Pennington/Getty Images/AFP)
Michael Phelps fechou a seletiva americana com vaga em suas três principais provas (Foto: Tom Pennington/Getty Images/AFP)


Em sua última prova na seletiva americana para a disputa das Olimpíadas do Rio, o nadador Michael Phelps mais uma vez não decepcionou. Buscando a vaga na final dos 100m borboleta neste sábado, a lenda americana da natação conseguiu se recuperar durante a prova, conquistar a medalha de ouro, e garantir o direito de competir em mais uma categoria nos Jogos Olímpicos de 2016.

Phelps iniciou a final dos 100m borboleta um pouco abaixo do esperado, virando os primeiros 50 metros apenas na quarta colocação. No entanto, o nadador conseguiu fazer uma prova de recuperação e conquistar a medalha de ouro com o tempo de 51s00, que se tornou a segunda maior marca do mundo neste ano, atrás apenas do húngaro Laszlo Cseh.

Com a vaga olímpica garantida neste sábado, Michael Phelps confirmou presença nas suas três principais provas individuais: 100m e 200m borboleta e 200m medley, ainda contando com a possibilidade de ser chamado para a disputa de três provas de revezamento.

Assim como nos 200m medley, nos 100m borboleta a lenda da natação americana também irá em busca de seu quarto ouro consecutivo, algo nunca alcançado na história da modalidade nos Jogos Olímpicos.

Além de Phelps, quem também brilhou nas piscinas americanas neste sábado foi a nadadora Katie Ledecky. Com apenas 19 anos de idade, a jovem atleta conquistou o ouro na prova 800m livre com facilidade e mostrou que vem ao Rio de Janeiro para brigar por diversas medalhas. Fechando com 8m10s32, a nadadora teve quase 10 segundos de vantagem para Leah Smith, segunda colocada com 8m20s18 e também com lugar garantido nas Olimpíadas.

Com a conquista da vaga no 800m livre, a nadadora garantiu vaga em sua terceira prova individual, já que havia se classificado anteriormente para a disputa dos 200m e 400m livre nas Olimpíadas do Rio. Ledecky ainda pode ser chamada para ajudar na disputa do revesamento 4x100m livre.

Outras classificações notáveis deste sábado na seletiva americana foram a dos nadadores Nathan Adrian, atual vice-campeão mundial, e Anthony Ervin, ouro em Sydney 2000, para a disputa dos 50m livre. Na categoria feminina, a sensação das últimas Olimpíadas, Missy Franklin, também garantiu vaga para defender o ouro de Londres nos 200m costas.

Conteúdo Patrocinado