Pereira elogia Cielo e compreende saída do companheiro do Mundial - Gazeta Esportiva
Pereira elogia Cielo e compreende saída do companheiro do Mundial

Pereira elogia Cielo e compreende saída do companheiro do Mundial

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

18/08/2015 às 09:00 • Atualizado: 18/08/2015 às 18:59

São Paulo, SP

Thiago Pereira compreende saída repentina de César Cielo do Mundial. (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Thiago Pereira compreende saída repentina de César Cielo do Mundial de Kazan. (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press


Lesionado, o brasileiro César Cielo deixou o recente Mundial de Kazan de forma repentina. Thiago Pereira, companheiro do velocista no Minas Tênis Clube, além de elogiar o amigo e lembrar suas conquistas, disse compreender a medida tomada na Rússia.

Cielo abriu mão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto para o priorizar o Mundial. Então bicampeão, ele ficou apenas em sexto nos 50m borboleta. Em seguida, com uma lesão no ombro, decidiu, em conjunto a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), deixar o torneio sem defender o tri nos 50m livre.

“A Seleção perdeu um grande nome, um cara que já fez muito pelo Brasil e ainda vem fazendo. Se você tem uma lesão, não há razão para se expor. Assim como o Michael Phelps, ele não tem mais nada a provar. Foi campeão olímpico e mundial”, declarou Pereira nesta segunda-feira, em São Paulo.

A possibilidade de ser atrapalhado por eventuais lesões em eventos importantes preocupa o próprio Pereira. Ganhador da medalha de prata nos 400m medley dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, ele não trata a prova como prioridade em função do intenso desgaste físico da distância.

“No esporte de alto nível, você se coloca no limite a cada treinamento. É como um automóvel. Se andar a 140km/h todos os dias, em algum momento vai ter problema, vai precisar fazer uma revisão. As lesões acabam acontecendo. No Mundial de Barcelona 2013, por exemplo, precisei tomar infiltração para competir”, disse.

PEREIRA DESTACA ETIENE


Etiene Medeiros, ganhadora da prata nos 50m costas do Mundial de Kazan, também recebeu elogios de Thiago Pereira, já que proporcionou o primeiro pódio da história da natação feminina brasileira no torneio.

“O Brasil conseguiu grandes resultados no feminino. É bom citar a Etiene, que teve um baita resultado. Novos atletas vêm surgindo e isso é importante para a natação. É um esporte nacional e tem que evoluir”, afirmou.

Aos 24 anos, Etiene vem quebrando tabus. Antes de brilhar em Kazan, ela foi pioneira entre as brasileiras no Mundial de piscina curta de Doha 2014 (ouro nos 50m costas) e nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 (ouro nos 100m costas).


Enquanto se recupera da lesão no tendão supra espinhoso do ombro esquerdo, Cielo terá mais tempo para ficar com a esposa Kelly Gisch, grávida de Thomas. A primeira seletiva para os Jogos Olímpicos 2016 será o Troféu Open, marcado para dezembro, na cidade catarinense de Palhoça.

Já Thiago Pereira, ganhador da medalha de prata nos 200m medley do Mundial de Kazan, disputará nesta semana o Troféu José Finkel pelo Minas Tênis Clube – caso estivesse em boas condições físicas, Cielo defenderia a agremiação ao lado do amigo na piscina do Pinheiros.

“Espero que ele melhore o mais rápido possível e esteja conosco nos próximos treinamentos e competições, principalmente nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Vamos precisar de toda a força possível para que a natação possa quebrar seu recorde de medalhas no evento”, afirmou Pereira.

Conteúdo Patrocinado