No auge aos 35 anos, Nicholas festeja recorde por 1ª medalha no Mundial - Gazeta Esportiva
No auge aos 35 anos, Nicholas festeja recorde por 1ª medalha no Mundial

No auge aos 35 anos, Nicholas festeja recorde por 1ª medalha no Mundial

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

13/08/2015 às 09:01

Guarulhos, SP

Nicholas Santos exibe primeira medalha em Mundial da carreira. (Foto: Sergio Barzaghi)
Aos 35 anos de idade, Nicholas Santos exibe primeira medalha em Mundial da carreira. (Foto: Sergio Barzaghi)


Aos 35 anos de idade, Nicholas Santos vive a melhor fase de sua carreira, coroada com a primeira medalha em um Mundial de Esportes Aquáticos. Ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos na noite de quarta-feira, ele comemorou os feitos alcançados em Kazan.

Ganhador da prata nos 50m borboleta, o brasileiro subiu ao pódio com 35 anos e 171 dias para se tornar o mais velho medalhista da história do Mundial. Na Rússia, Nicholas superou o alemão Mark Warnecke, ouro nos 50m peito na edição de Montreal 2005 com 35 anos e 162 dias.

“Fiquei bem satisfeito. Deixar marcada essa conquista para o Brasil é o que realmente interessa. Depois de alguns Mundiais sem medalha, consegui a primeira. É algo inédito na minha carreira e estou muito feliz”, declarou o nadador, já premiado apenas na versão em piscina curta do evento.

Na briga por sua primeira medalha em um Mundial, Nicholas enfrentou adversários de peso. Superado pelo francês Florent Manaudou, ele terminou à frente do húngaro Laszlo Cseh. O brasileiro César Cielo, então bicampeão dos 50m borboleta, com uma lesão no ombro, acabou apenas na sexta colocação.

“O objetivo era melhorar meu tempo e fiquei focado na minha raia, independentemente dos adversários. Isso me deu mais tranquilidade de competir, de não ficar ansioso, pensando em bater recorde mundial, mas sim em nadar e executar a prova da melhor forma possível”, explicou.

Embalado pela primeira medalha de sua carreira na competição, Nicholas Santos passa a priorizar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, com início previsto para o dia 5 de agosto. Como os 50m borboleta não integram o programa do evento, ela aposta nos 100m borboleta.

“Agora, foco nas Olimpíadas”, sublinhou Nicholas, que volta a competir no tradicional Troféu José Finkel, a ser disputado a partir da próxima segunda-feira, no Esporte Clube Pinheiros. “Temos alguns dias para entrar no fuso horário e retornar à piscina”, completou.

Conteúdo Patrocinado