Em Santa Catarina, Leonardo de Deus garante índice para Rio 2016 - Gazeta Esportiva
Em Santa Catarina, Leonardo de Deus garante índice para Rio 2016

Em Santa Catarina, Leonardo de Deus garante índice para Rio 2016

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/12/2015 às 12:25 • Atualizado: 16/12/2015 às 12:57

São Paulo, SP

Leonardo de Deus foi o primeiro brasileiro a bater marca necessária (Foto: Leonardogdeus.com/Divulgação)
Leonardo de Deus foi o primeiro brasileiro a bater marca necessária (Foto: Leonardogdeus.com/Divulgação)


Leonardo de Deus é o primeiro nadador brasileiro a conseguir o índice para a disputa das Olimpíadas no Rio de Janeiro, no ano que vem. O atleta de 24 anos alcançou a marca na manhã desta quarta-feira, em Palhoça, Santa Catarina. Competindo nos 200m costas, Leonardo terminou com o tempo de 1min57s43, bem abaixo do mínimo exigido, que era de 1m58s22.

Apesar da conquista, Leonardo de Deus ainda não possui presença garantida nos Jogos Olímpicos. O Brasil tem o direito de inscrever dois atletas em cada prova e caso três nadadores alcancem o índice olímpico, apenas os dois mais rápidos irão representar o país competindo em casa. Mesmo sem possuir certeza de que irá competir a mesma prova nas Olimpíadas, Leonardo parece ter saído satisfeito da piscina, já que os 200m costas não é a sua prioridade.

"Eu e meu técnico Carlão traçamos a estratégia de forçar pela manhã para conseguir logo este índice nos 200m costas, até porque minha principal prova é somente no sábado, os 200m borboleta, e não quero me desgastar tanto. Assim, vou ficar fora do open hoje à tarde", comentou.

O atleta do Corinthians ainda competirá nos 200m borboleta e 200m livre. O Campeonato Brasileiro sênior, que está sendo realizado no interior catarinense, é uma das grandes oportunidades de ingresso para as Olimpíadas. Leonardo de Deus foi dispensado das provas de revezamento para poder se preparar para os 200m borboleta, sua especialidade.

"O primeiro passo já foi dado e agora é se concentrar para as próximas provas. Com tempos fortes aqui posso pensar num trabalho técnico melhor de janeiro a agosto, fazendo uma periodização melhor pra Rio-2016, passando por cima do Maria Lenk", afirmou projetando seus próximos desafios.

 

Conteúdo Patrocinado