De olho em 2016, russas do nado sincronizado treinam no Rio - Gazeta Esportiva
De olho em 2016, russas do nado sincronizado treinam no Rio

De olho em 2016, russas do nado sincronizado treinam no Rio

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

27/01/2015 às 11:40

Rio de Janeiro, RJ


Hegemônica no topo do pódio desde os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, a seleção russa do nado sincronizado fugiu do rigoroso inverno europeu para treinar na calorosa cidade do Rio de Janeiro. Visando defender os ouros conquistados nas últimas quadro edições das Olimpíadas, as nadadoras escolheram o Centro Aquático Maria Lenk, palco da categoria no Rio 2016, para a preparação aos primeiros Jogos da América do Sul.


“As condições aqui são ótimas. Todas as meninas adoram vir ao Brasil e ficam ansiosas para este período de treinamento. Na Rússia agora está muito frio e as pessoas ficam mais quietas e sérias, mas quando chegamos aqui tudo muda, porque os brasileiros são alegria e passam todo esse calor do Rio para nós", explicou a técnica Tatiana Pokrovskaya, que comanda os treinos realizados na companhia da seleção brasileira.


“Tudo aqui é muito bom, além do clima e do carinho, a piscina é ótima e nós já nos sentimos em casa. Certamente nos sentiremos muito bem nos Jogos Olímpicos”, completou a russa.


A Rússia é dona do lugar mais alto do pódio desde os Jogos de Sydney 2000 (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)
A Rússia é dona do lugar mais alto do pódio desde os Jogos de Sydney 2000 (Foto: Alex Ferro/Rio 2016) - Credito: AFP


A seleção russa não é temida pelas adversárias à toa. As europeias levaram as oito medalhas de ouro oferecidas pela modalidade – tanto nos duetos como nas disputas por equipe – em Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.


No Brasil desde 17 de janeiro, as russas seguirão treinando nas piscinas do Maria Lenk até o último dia do mês. Com 14 atletas, o grupo comandado pela técnica Tatiana Pokrovskaya conta com quatro campeãs olímpicas - Daria Korobova, Alla Shishkina, Aleksandra Patskevich e Anzhelika Timanina.


As vagas do nado sincronizado para o Rio 2016 serão disputadas apenas em 2016, através de cinco torneios classificatórios continentais, definindo os primeiros países nas competições por equipes e por duetos, assim como o Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em abril do ano que vem.


Quatro campeãs olímpicas compõem o time russo treinado no Rio de Janeiro (Alex Ferro/Rio 2016)
Quatro campeãs olímpicas compõem o time russo treinado no Rio de Janeiro (Alex Ferro/Rio 2016) - Credito: Divulgação

Conteúdo Patrocinado