No próximo final de semana, o Brasil terá seus últimos testes no nado sincronizado antes dos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, e o Mundial de Esportes Aquáticos, na Rússia. O Parque Aquático Maria Lenk será sede do 4º Brazil Synchro Open, competição que reunirá nove países e terá, pela primeira vez, a apresentação de duetos mistos.
A supervisora da modalidade na CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), Sônia Hercowitz, explicou que a entidade já vem se mobilizando para montar uma dupla competitiva à altura das novas provas exigidas pela Fina (Federação Internacional de Natação).
Nado sincronizado terá duelos mistos em provas exigidas pela Federação Internacional de Natação (Foto: Satiro Sodre/SSPress) - Credito: Divulgação/CBDA
“Esta prova vai trazer um novo olhar para modalidade. Além de celebrar a diversidade, o dueto misto será uma disputa de extrema plasticidade, pois vai explorar outras possibilidades técnicas nas rotinas apresentadas. No Mundial de Kazan (em agosto) sete países estarão na prova e entre eles vários dos mais fortes como Rússia, França, Estados Unidos, Ucrânia e Japão. Nós teremos o nosso. Estamos correndo atrás para buscar este atleta. Não sei se dará tempo para o Mundial, mas vamos trabalhar para formar a nossa dupla”, afirmou Sônia.
Para a competição, a equipe brasileira deve apresentar as coreografias técnicas que serão utilizadas nos Jogos Pan-Americanos de 2015 e nos Jogos Olímpicos de 2016, embora as rotinas livres ainda sejam segredo.
Países de tradição no nado sincronizado como Ucrânia, Canadá e China estarão presentes no Brazil Synchro Open. Além deles, a competição contará com a participação de Espanha, Argentina, Colômbia, Chile e Peru, além do próprio Brasil.