Agência de Controle de Doping notifica CBDA sobre caso de Etiene Medeiros - Gazeta Esportiva
Agência de Controle de Doping notifica CBDA sobre caso de Etiene Medeiros

Agência de Controle de Doping notifica CBDA sobre caso de Etiene Medeiros

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/06/2016 às 19:11 • Atualizado: 15/06/2016 às 21:15

São Paulo, SP

(Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Atleta poderá ficar de fora dos Jogos Olímpicos caso seja culpada após julgamento (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) notificou, na tarde desta terça-feira, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) sobre o caso de doping de Etiene Medeiros, principal nome da natação feminina brasileira com índice para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A atleta foi pega em amostra coletada no dia 8 de maio, em São Paulo, com a substância Fenoterol, que faz parte da lista proibida da Wada (Agência Mundial Antidoping). Etiene pediu a realização de um novo exame em junho, que confirmou a presença do químico em seu organismo, gerando o chamado resultado analítico adverso.

Agora, a CBDA deverá enviar o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para que se inicie o processo de julgamento da atleta. A partir do momento que o Tribunal for notificado, Etiene terá cinco dias para apresentar sua justificativa.

A alegação inicial da atleta foi de que a substância foi ingerida para um tratamento contra a asma. Entretanto, a nadadora não havia uma AUT, Autorização de Uso Terapêutico, o que complicou sua situação. O Ministério do Esporte informou que Etiene perdeu seu Bolsa Pódio, benefício do Governo Federal a atletas do país bem colocados em rankings mundiais, e que o recuperrá somente quando provar sua inocência em julgamento.

Em contato com a reportagem da Gazeta Esportiva, o advogado de Etiene, Marcelo Franklin, foi otimista em relação à inocência da atleta e sua presença nos Jogos Olímpicos. “A lei brasileira obriga que o julgamento termine em 70 dias no máximo. A meu ver, tem toda a possibilidade de ela ser julgada a tempo de estar nas Olimpíadas”, afirmou.

Franklin também informou que a atleta ainda não foi notificada de maneira oficial da denúncia e, por isso, é cedo para se falar em defesa. Etiene Medeiros tem índice olímpico para três provas: 50m livre, 100m livre e 100m costas. Além disso, a nadadora era cotada para participar do revezamento 4x100 m.

Etiene Medeiros ganhou destaque com as conquistas de dois ouros no Mundial de piscina curta de Doha, em 2014, e nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.

Conteúdo Patrocinado